Windows 10 Mobile

Faltam cerca de 20 dias para que a Microsoft disponibilize, oficialmente, a Creators Update para Windows 10 Mobile. Porém, a atualização não ficará disponível para tantos smartphones quantos se poderia supôr.

A empresa de Redmond prepara-se para deixar de lado alguns dos mais icónicos smartphones Windows, aliás, como já fez no passado. O Lumia 930 é um desses terminais. O flagship, ainda da Era Nokia Lumia, que agora celebra exatamente 3 anos, não terá direito a mais atualizações de software (para novas versões).

   

Contudo, a ele juntam-se o Lumia 830 ou o 1520, por exemplo. Embora continuem a receber ligeiros updates, é óbvio que se tornarão smartphones obsoletos daqui para a frente. E quais são, então, os contemplados a continuarem esta caminhada cujo nome é Windows 10 Mobile, Creators Update? A lista é a seguinte:

Pois bem, de uma lista enorme de smartphones Lumia, agora, acabaram-se as exceções. Só as séries 40 e 50 receberão a atualização e todas as novidades da mesma. Se isto é coerente? Provavelmente não. Pelo menos, dado que nessa pequena lista estão incluídos modelos como os Lumia 640 que, à partida, serão inferiores aos Lumia 930 ou 1520, não faz assim tanto sentido.

Assim, para muitos utilizadores de Windows 10 Mobile que ainda hoje usam, por exemplo, aquele que foi um phablet totalmente aceitável naquela altura, e que ainda o é. Desta forma, talvez não tenha sido a melhor jogada por parte da Microsoft. Para além disso, há imensos smartphones que, por serem de gama-média/baixa, e por isso os mais utilizados deste sistema, ficarão de fora.

Vê também: LG G6 surpreende em teste de resistência e durabilidade

Mais uma vez, a quota de smartphones com Windows 10 Mobile reduzir-se-á, embora, por vezes, tal cenário pareça impossível.

Outros assuntos relevantes: 

Honor 6C: Um novo Gama-Média a ter em conta

OnePlus 3T: Alegada versão em cor cromática posa para a câmara

Galaxy S8+ recebe um aumento de produção da Samsung