A Google anunciou que vai fazer doações a organização sem fins lucrativos que ajudem a combater a desinformação em relação ao novo coronavírus, conhecido por COVID-19. A empresa reforçou a importância de transmitir informações corretas. Assim sendo, a Google irá doar 6.5 milhões de dólares, coletivamente.
Algumas das organizações que irão usufruir destes fundos são as americanas First Draft e CrossCheck. Estas organizações dedicam-se a formar jornalistas da melhor forma, para que aprendam a fazer investigação e não criar notícias falsas.
Contudo, as doações da Google não são destinadas apenas a organizações americanas. Cerca de 20 organizações na Europa também irão receber doações, mais especificamente nos países mais afetados pelo COVID-19 como Itália, Espanha e França.
Google contribui não só com doações monetárias
Além das doações, a Google está a trabalhar para que o motor de busca e os filtros de pesquisa sejam eficazes na deteção de notícias falsas sobre o COVID-19. O objetivo, segundo a Google, é a dar a informação ao utilizador de forma rápida, mas precisa.
O que não falta neste momento são pesquisas sobre o coronavírus por pessoas curiosas e assustadas com a situação. Isto cria uma abertura para jornais sensacionalistas explorarem o pânico e ignorância do público para vender notícias e ganhar receitas.
Além disso, existem indivíduos a vender produtos como máscaras e luvas a preços absurdos, algo que o Facebook tem vindo a combater também no seu Facebook Marketplace. A maioria das empresas de tecnologia está a fazer o que pode para combater a desinformação. O Google começou por banir anúncios relacionados com vendas de produtos.
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