O YouTube anunciou que vai passar a dedicar uma parte da sua página principal a vídeos sobre o Coronavírus. Como esperado, o conteúdo lá colocado será curado pela equipa do YouTube, para garantir que é informativo e não espalha notícias falsas sobre a pandemia.
As fontes serão de notícias locais e autoridades de saúde, sendo que o objetivo é providenciar os utilizadores com conteúdo útil mal entrem no site. A verdade é que como qualquer situação de gravidade, haverão pessoas a criar conteúdos falsos ou sensacionalistas, para arrecadar visualizações ou dinheiro.
O YouTube não revelou exatamente como irá promover os vídeos sobre o Coronavírus na página inicial mas será provavelmente através do seu algoritmo. Além disso, fatores como a popularidade do vídeo, tempo de lançamento e relevância para o país do utilizador serão também considerados.
A maioria das empresas e redes sociais estão a lutar contra desinformação
Facebook, Twitter, Reddit e Google estão a fazer o que podem para combater o que consideram conteúdo não informativo sobre o Coronavírus. Inclusive, as empresas mencionadas criaram um grupo para combater fraude e desinformação sobre a doença. As medidas passam por bloquear anúncios ou conteúdos que vendam máscaras cirúrgicas, por exemplo
O YouTube já utilizou este tipo de destaque para promover conteúdos importantes no passado. Em relação ao COVID-19, a plataforma pretende lançar os vídeos na página principal apenas em 16 países para começar.
Alguns dos países são Estados Unidos, Reino Unido, Brasil, Índia, Alemanha, França, Itália e Japão. Contudo, o YouTube já afirmou que pretende expandir para mais territórios.
Editores 4gnews recomendam:
- Facebook começa a receber novo design com direito a Dark Mode. Sabe como ativar
- Apple e Samsung com lojas fechadas nos Estados Unidos e Canadá. Quais as consequências? (opinião)
- COVID-19: Samsung encerra todas as suas lojas nos Estados Unidos! E Portugal?