Coronavírus: Facebook e Google lutam contra desinformação sobre a doença

António Guimarães
Comentar

Com uma doença tão mediática como o Coronavírus, as informações falsas são inevitáveis. Nesse sentido, tanto a Google como o Facebook estão a tentar impedir o avanço da desinformação nas suas plataformas. No caso da Google, a empresa lançou um alerta aos utilizadores quando fizeram pesquisas sobre a doença.

Today we launched an SOS Alert for searches at Google related to the 2019 Novel Coronavirus. We do these regularly for crisis events around the world where public safety might be at risk . Here’s a refresher on what you’ll find.... pic.twitter.com/RpwZE6gTvM

— Google SearchLiaison (@searchliaison) 30 de janeiro de 2020

A publicação da Google no Twitter relembra os utilizadores quais são as informações encontradas ao pesquisar sobre o vírus, de forma a legitimar os resultados. Desta forma, utilizadores tem menos hipótese de serem enganados por informações falsas, que podem levar a escolhas prejudiciais à saúde.

Facebook planeia marcar e remover informação falsa

O Facebook anunciou hoje que irá começar a rever todo o conteúdo publicado na rede social, relacionado com a doença. A equipa de revisão pertence a empresas de terceiros, tendo sido contratadas pelo Facebook. Assim que uma informação for declarada falsa, a rede social irá "estancar" o seu alcance, além de enviar notificações aos utilizadores que tenham partilhado o conteúdo nocivo.

Como ver os casos de Coronavírus em tempo real

Podes também ver um mapa que é constantemente atualizado com o número de doentes, mortos e recuperados. Até ao momento, o mapa marca 9776 pessoas afetadas com 213 mortos devido a esta gripe. Na Europa já tivemos 4 casos, 3 deles na França e 1 na Alemanha.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.