Corning está a desenvolver vidro Gorilla Glass verdadeiramente dobrável

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A era dos smartphones dobráveis chegou, mas há ainda muito a melhorar nesta tecnologia. Uma delas diz respeito ao material utilizado nos seus ecrãs. Nesse sentido, a conhecida empresa Corning já está a desenvolver um vidro verdadeiramente dobrável.

Todos conhecemos esta empresa pelos seus vidros Gorilla Glass. Estes são comuns nos mais variados tipos de smartphone e primam, sobretudo, pela sua resistência. Pois bem, é isto que a Corning quer manter e ainda adicionar-lhes a capacidade de dobrarem verdadeiramente.

De acordo com o que avança a publicação Wired, aquilo que a Corning está a desenvolver é verdadeiramente impressionante. Por conseguinte, o seu novo vidro Gorilla Glass terá uma espessura de apenas 0.1mm e será capaz de dobrar até um raio de 5mm. Tudo isto sem sacrificar a durabilidade e resistência do material.

Em breve poderemos ver smartphones dobráveis com vidro Corning Gorilla Glass

Com efeito, esta acaba por tornar-se uma tarefa hercúlea no sentido em que vai, inclusive, desafiar as leis da física. Como sabes o vidro é um material que, por natureza, não é maneável. Assim, fazer com que este possa ser manipulado vezes sem conta parece quase impossível de concretizar.

"Numa solução em vidro, você está a desafiar as leis da física, para obter um raio de curvatura bem reduzido, você quer ficar mais fino e mais fino, mas também precisa ser capaz de sobreviver a uma queda e resistir a danos."

Importa notar que os Samsung Galaxy Fold e Huawei Mate X possuem ecrãs de plástico. Ou seja, optaram por um material capaz de ser dobrável, por natureza. Em contrapartida, tratam-se de ecrãs mais susceptíveis a riscos.

Com a nova tecnologia que a Corning está a desenvolver, podem ser colmatadas algumas das desvantagens da utilização do plástico. No entanto, convém referir que a empresa ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto.

Desse modo, ainda não temos quaisquer previsões para o lançamento deste novo tipo de vidro dobrável. Ainda assim, a fonte refere que este material poderá ser lançado para o mercado nos próximos anos.

Editores 4gnews recomendam:

Xiaomi Mi 9 ganha o primeiro lugar na tabela do AnTuTu Benchmark

Nokia 9 PureView melhora ainda mais as suas câmaras

‘ji32k7au4a83’ – Parece-te uma password segura? Vais ficar surpreendido!

Via

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.