Corning está a desenvolver vidro Gorilla Glass verdadeiramente dobrável

Carlos Oliveira
5 Março, 2019

A era dos smartphones dobráveis chegou, mas há ainda muito a melhorar nesta tecnologia. Uma delas diz respeito ao material utilizado nos seus ecrãs. Nesse sentido, a conhecida empresa Corning já está a desenvolver um vidro verdadeiramente dobrável.

Todos conhecemos esta empresa pelos seus vidros Gorilla Glass. Estes são comuns nos mais variados tipos de smartphone e primam, sobretudo, pela sua resistência. Pois bem, é isto que a Corning quer manter e ainda adicionar-lhes a capacidade de dobrarem verdadeiramente.

Corning Gorilla Glass

De acordo com o que avança a publicação Wired, aquilo que a Corning está a desenvolver é verdadeiramente impressionante. Por conseguinte, o seu novo vidro Gorilla Glass terá uma espessura de apenas 0.1mm e será capaz de dobrar até um raio de 5mm. Tudo isto sem sacrificar a durabilidade e resistência do material.

Em breve poderemos ver smartphones dobráveis com vidro Corning Gorilla Glass

Com efeito, esta acaba por tornar-se uma tarefa hercúlea no sentido em que vai, inclusive, desafiar as leis da física. Como sabes o vidro é um material que, por natureza, não é maneável. Assim, fazer com que este possa ser manipulado vezes sem conta parece quase impossível de concretizar.

"Numa solução em vidro, você está a desafiar as leis da física, para obter um raio de curvatura bem reduzido, você quer ficar mais fino e mais fino, mas também precisa ser capaz de sobreviver a uma queda e resistir a danos."

Importa notar que os Samsung Galaxy Fold e Huawei Mate X possuem ecrãs de plástico. Ou seja, optaram por um material capaz de ser dobrável, por natureza. Em contrapartida, tratam-se de ecrãs mais susceptíveis a riscos.

Com a nova tecnologia que a Corning está a desenvolver, podem ser colmatadas algumas das desvantagens da utilização do plástico. No entanto, convém referir que a empresa ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto.

Desse modo, ainda não temos quaisquer previsões para o lançamento deste novo tipo de vidro dobrável. Ainda assim, a fonte refere que este material poderá ser lançado para o mercado nos próximos anos.

Editores 4gnews recomendam:

Xiaomi Mi 9 ganha o primeiro lugar na tabela do AnTuTu Benchmark

Nokia 9 PureView melhora ainda mais as suas câmaras

‘ji32k7au4a83’ – Parece-te uma password segura? Vais ficar surpreendido!

Fonte | Via

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.

Mais na 4gnews

Snapseed chega aos 100 milhões de downloads na Google Play Store
Google Gmail dará para agendar emails até 50 anos na próxima atualização
Xiaomi Black Shark 2: Estas são as primeiras imagens do smartphone
Patente da Samsung mostra possível smartphone dobrável com câmara amovível
Redmi 7 é oficial: o melhor gama de entrada de 2019?
Google Pixel 4 XL já tem direito a material publicitário?

Artigos que não podes perder

Telemóveis antichoque: 12 modelos "todo o terreno" que resistem a (quase) tudo!
5 Dicas para ter sucesso no Ultimate Team do FIFA 19 sem gastar dinheiro!
10 Dicas da Huawei para tirar melhores fotos com o Smartphone
Os 10 melhores telemóveis chineses a ter em atenção em 2018
Como encontrar o telemóvel Android com a ajuda do Google
CTT: como fazer desalfandegamento online de encomendas em 3 passos!