COO da Huawei defende os 4GB de RAM nos seus equipamentos

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Nos dias que correm, as marcas parecem ter uma particular queda para um incremento nas especificações dos seus equipamentos. Um processador mais potente, um ecrã com maior resolução, mais memória RAM, mas espaço para o armazenamento de dados e por aí fora.

Mas até que ponto necessitamos de todo este poder num smartphone? Será que, por exemplo, necessitamos de um smartphone com 8GB de RAM? Para o COO da chinesa Huawei é resposta é simples: não.

Vê também: LG G6: Um olhar interno desvenda a excelente construção do novo flagship

O senhor Lao Shi, responsável pela linha de equipamentos P, defendeu recentemente que os seus equipamentos correm fluidamente com "apenas" 4GB de RAM. Ele vai ainda mais longe e afirma que um combo de 4GB de RAM e 128GB de memória interna é bem melhor, a maior parte das vezes, do que um combo de 6GB de RAM e 64GB de armazenamento interno.

Prosseguindo com as declarações de Lao Shi, ele afirma também que os 6GB ou 8GB de RAM servem mais como um conforto metal para os seus utilizadores. Tudo aquilo que se situe acima dos 4GB de RAM é apenas um pretexto para conseguir tirar, aos potenciais consumidores, mais uns bons trocos.

4GB de RAM vs 6GB de RAM

A verdade é que a diferença que habitualmente se nota de um equipamento com 4GB de RAM para um de 6GB é pouca. É verdade que, na maioria das vezes, nota-se de facto uma maior fluidez de um equipamento para o outro. Mas sim, os 4GB de RAM servem perfeitamente para uma utilização sem grandes problemas.

Mesmo apesar destas declarações, vale notar que a Huawei possui algumas versões dos seus equipamentos com os tais 6GB de RAM. Aqui podemos incluir o novo Huawei P10 Plus ou até o Huawei Mate 9 Pro ou Porche Design.

Pessoalmente ainda não tive a oportunidade de testar as diferenças entre equipamentos com 4GB ou 6GB de RAM. Mas pondo em perspectiva a utilização que normalmente dou ao meu smartphone, acredito que os 4GB de RAM possam ser mais do suficientes para mim.

Outros assuntos relevantes:

Nokia: preços oficiais dos novos smartphones para a Europa

Exynos 9: publicação sugere Dual-Câmara para possível Samsung Galaxy

O SONHO de teclado QWERTY | BlackBerry KeyOne | Hands-on

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.