Nos últimos dias o Continente abriu aquela que é a maior loja inteligente do mundo. Está situada na cidade de Leiria e foi aberta sob o nome Continente Bom Dia, com o objetivo de combinar experiência de uma loja tradicional com a tecnologia Sensei de última geração.
Esta loja representa um investimento de 6 milhões de euros e foi financiada ao abrigo do Plano de Recuperação e de Resiliência (PRR). Destes, 1,5 milhões foram destinados à implementação da tecnologia Sensei, que torna as visitas à loja ainda mais fluídas, através do smart checkout.
Carrinho virtual de cada cliente criado em tempo real
Este smart checkout pretende trazer uma experiência de compra alternativa aos meios tradicionais. Através de visão computacional, algoritmos de inteligência artificial e de prateleiras sensorizadas com balanças, a tecnologia permite a criação autónoma e em tempo real do carrinho virtual de cada cliente.
Isto significa que, nesta loja, se optares pelo smart checkout, escolhes, como habitualmente, os artigos e coloca-los no teu carrinho/cesto. Ao longo da jornada dentro da loja, estão a ser registadas as tuas escolhas. No final, quando te aproximas do smart checkout, não precisas de fazer qualquer procedimento, a não ser validar e liquidar os produtos selecionados.
De realçar que os clientes que optam pelo smart checkout terão de pesar os produtos de peso variável (fruta e legumes, por exemplo), nas balanças e dispositivos de scanning. Além disso, zona da peixaria inclui atendimento, com áreas de pedido e de entrega. De realçar que no modo smart checkouts, a adição do artigo ao carrinho virtual é feita pelo colaborador.
Loja possui formato híbrido
Esta loja com projeto-piloto possui um formato híbrido. Os clientes continuam a poder optar pelas formas comuns de checkout (caixas manuais, para quem prefere um atendimento personalizado, e self checkouts).
O novo Continente Bom Dia Leiria São Romão tem seis caixas autónomas (smart checkouts e self checkouts) e duas caixas manuais. O espaço gerou 28 novos postos de trabalho.