A partir do dia 1 de junho, as contas da luz e do gás natural vão ficar mais baixas. O anúncio foi feito pela EDP, esta segunda-feira, dia 8 de abril.
De acordo com o Observador, isso significa que o consumidor vai pagar menos 7% e 14% em eletricidade e gás natural. Para a descida de preço, a explicação incide na “melhoria das condições dos mercados de energia”.
Como refere a EDP Comercial, a componente do preço da energia na eletricidade deverá chegar aos 10%. Já no gás natural, a descida ronda os 20%. A mesma fonte de informação refere que a diferença entre este valor e o preço final deve-se à componente das tarifas de acesso às redes.
62% dos clientes em Portugal são abastecidos pela EDP
Recorde-se que a EDP Comercial abastece cerca de 62% dos clientes em Portugal. Uma das concorrentes da marca, a Galp, também havia feito um anúncio acerca de reduções de preços.
Os preços do gás e da luz desceram, respetivamente, 28% e 19%. A nova política de preço da Galp já se encontra em vigor desde o dia 1 de abril.
Com base na mesma fonte de informação, os últimos tempos têm sido caracterizados por preços baixos no mercado elétrico. Espera-se que esta redução de preços esteja relacionada com uma oferta cada vez maior em termos de energia renovável.
Posto isto, às novas possibilidades de energia hídrica e solar, também se associa uma procura menor por parte do consumidor. Como refere o Observador, na semana passada, o mercado ibérico registou cotações negativas.