Confirmado! Licença temporária da Huawei para o Android expirou! Sabe as consequências

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Quando os Estados Unidos proibiram a Huawei de comprar tecnologia americana, a empresa chinesa ficou sem acesso aos serviços da Google. No entanto, a Huawei continua a ter acesso ao Android e todas as suas capacidades. Contudo, isso pode mudar em breve.

A Huawei conseguia utilizar o Android sem limitações, pois estava em vigor uma licença temporária, emitida pela Comissão de Comércio dos Estados Unidos. Contudo, essa licença expirou no dia 13 de agosto. Para piorar, não parecem haver planos de renovação à vista.

O que significa para os equipamentos da Huawei

O término desta licença terá consequências grandes para a Huawei. Não só os equipamentos lançados sem Google serão afetados, mas também os anteriores. Isto porque sem a licença, os dispositivos da Huawei não terão acesso a atualizações de segurança ou correções.

Adicionalmente, os equipamentos não terão o certificado SafetyNet, que permite à Huawei operar com apps de bancos e pagamento, dentro dos seus dispositivos.

Aparentemente, a licença temporária foi emitida não para beneficiar a Huawei,s para dar tempo às operadoras de telecomunicações americanas. As operadoras precisavam de tempo para substituir os equipamentos da Huawei que possuíam.

Tenho um smartphone Huawei, e agora?

De acordo com o The Washington Post, apenas smartphones lançados após maio de 2019 serão afetados pela falta de atualizações. Estes incluem o P30 Lite New Edition e alguns modelos da linha P Smart.

Ainda assim, sabemos que os Estados Unidos não estão a facilitar a vida à Huawei. É provável que, de alguma forma, os equipamentos mais antigos sejam afetados, teremos de esperar por mais desenvolvimentos.

Editores 4gnews recomendam:

  • Índia vai seguir os passos dos Estados Unidos a banir empresas chinesas!
  • Samsung Galaxy S21 abandonará um sensor relevante nas suas câmaras
  • Apple está tramada! Donald Trump é indiferente ao mais recente (e enorme) problema
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.