Condutor de Tesla detido por usar Apple Vision Pro afirma que foi encenação

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 2 min.

Nos últimos dias, o vídeo de um homem a ser interpelado pela polícia por ser visto a conduzir um Tesla enquanto usava um Apple Vision Pro tornou-se viral na Internet. Agora, o condutor afirma não ter sido detido e diz que tudo não passou de uma encenação.

Foi tudo uma encenação?

Think different. #applevisionpro pic.twitter.com/dEALUsntS8

— Dante (@lentinidante) 2 de fevereiro de 2024

Desde que os tão aguardados Apple Vision Pro foram finalmente lançados no último dia 2, muitos vídeos de pessoas a utilizar os óculos de realidade aumentada apareceram pela Internet. Mas um chamou a atenção por mostrar um homem a conduzir um Tesla e, ao mesmo tempo, utilizar o novo dispositivo de US$ 3.500.

A princípio, o vídeo supostamente mostra o condutor Dante Lentini, de 21 anos, a utilizar os recursos de assistência à condução do carro para que o veículo funcione sozinho. Pouco depois, ele é abordado pela polícia e detido.

Ao ser contactado pelo site Gizmodo, Lentini desmentiu a história. Segundo ele, o vídeo trata-se de um "sketch", uma brincadeira encenada por ele e pelos amigos. Além disso, Lentini diz ter utilizado o VisionPro apenas por 30 a 40 segundos enquanto conduzia o seu Tesla.

“[Eu] estava no lugar certo na hora certa. É por isso que filmámos a polícia”, afirmou Lentini.

De acordo com ele, as imagens dos polícias foram produzidas em tarefas não relacionadas, para fazer as pessoas acreditarem que ele foi detido. Desde que o vídeo viralizou, Lentini apagou várias publicações na rede social X em que discutia o incidente. O vídeo original (acima), contudo, continua publicado.

Encenação ou não, a segurança esteve em questão

Apple Vision Pro
Apple Vision Pro, lançado no última dia 2 (Imagem: Divulgação / Apple)

Logo após a publicação do vídeo, Lentini recebeu críticas severas pela falta de precaução ao conduzir. Em determinado momento do vídeo, o condutor nem sequer tem as mãos no volante, o que é um requisito para todos os três recursos de assistência à condução da Tesla.

Apesar de serem denominados "piloto automático", "piloto automático aprimorado" e "condução totalmente autónoma", nenhum desses recursos de assistência à condução da Tesla permite uma condução totalmente autónoma até ao momento, exigindo atenção total por parte dos condutores.

Alguns utilizadores da rede social X já acusavam Lentini de encenar todo o vídeo em busca de visualizações, possivelmente para beneficiar a empresa de desenvolvimento de software Hyper, onde atua como gerente de produto. Embora não seja possível comprovar se este foi o motivo, o vídeo já ultrapassou as 24 milhões de visualizações apenas no X.

A Apple não respondeu ao pedido de comentário do Gizmodo. Contudo, junto com o lançamento do Vision Pro, a empresa divulgou um alerta especificamente para os utilizadores do novo dispositivo:

“Mantenha sempre atenção ao ambiente e à postura corporal durante o uso. O Apple Vision Pro foi projetado para uso em áreas controladas e seguras, em uma superfície nivelada [...] Nunca utilize o Apple Vision Pro enquanto estiver a operar um veículo em movimento, bicicleta, maquinaria pesada ou em qualquer outra situação que exija atenção à segurança.”

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.