A guerra ao diesel chegou até aos “eco-friendly”
Durante vários anos, os motores diesel Euro 6 foram promovidos como uma solução ecológica e segura para o futuro.
Equipados com filtros de partículas e tecnologia de emissões avançada, muitos receberam o selo verde das autoridades espanholas, e que lhes dava acesso às zonas urbanas do país. Mas em 2025, esse selo já não serve de proteção.
Em cidades como Madrid, Getafe e Huelva, milhares de condutores estão a descobrir que os seus carros, mesmo os que foram adquiridos há poucos anos (menos de 10 anos), vão ser proibidos de circular em zonas de baixas emissões (ZBE).
Condutores sentem-se enganados
Os relatos de motoristas que confiaram nas recomendações oficiais para comprar carros mais caros e, supostamente, mais limpos, e que estão agora impedidos de os utilizar nas zonas onde vivem e trabalham, multiplicam-se.
“Comprei o meu diesel em 2017 a pensar que estava a investir no futuro. Hoje sinto-me enganado. Não posso conduzir o carro nas mesmas ruas onde o comprei.” , disse Jorge López, residente em Madrid. ao Euroweekly News.
Carros que não se podem vender, nem conduzir
O maior problema para os condutores não é apenas a impossibilidade de circular. Muitos estão presos a financiamentos ou a carros que já não conseguem vender. Com os modelos diesel a perder valor rapidamente, muitos não encontram compradores e têm de continuar a pagar prestações por um veículo que vai ser cada vez menos útil.
E em Portugal? vamos pelo mesmo caminho?
Portugal ainda não tem Zonas de Emissões tão restritivas como Espanha, mas o tema já esteve mais longe de ser debatido.
A Estratégia Nacional de Longo Prazo para a Neutralidade Carbónica prevê uma redução drástica de emissões no setor dos transportes até 2030.
Lisboa, Porto e Braga já têm medidas para descarbonização da mobilidade e com mais de 40% do parque automóvel nacional ainda a gasóleo, os especialistas alertam: as restrições ao diesel são uma questão de tempo,especialmente nas grandes cidades.
Além disso, como Estado-membro da União Europeia, Portugal terá de cumprir a diretiva que proíbe a venda de novos carros a combustão (gasolina, gasóleo e híbridos) a partir de 2035.
O que podemos aprender com Espanha?
A situação espanhola mostra que os critérios ambientais podem mudar rapidamente e apanhar desprevenidos até os consumidores mais conscientes. Apostar num carro a combustão que hoje é considerado ecológico, pode significar não estar seguro a médio prazo.
Para quem em Portugal está a pensar comprar um carro novo, especialmente a gasóleo, é preciso pensar duas vezes: não olhes apenas para o preço ou para o consumo. Pensa também nas restrições que podem surgir nos próximos 5 anos.
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