Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Comprar uma PS5 em 2026: ainda vale a pena ou é deitar dinheiro fora?

A PS5 já não é "novidade" no mercado. Com a PS5 Pro estabelecida e os rumores da PS6 a ganharem força, vale a pena comprar?

PS5

Se estás a planear comprar uma PS5, a pergunta é inevitável: fará sentido gastar centenas de euros numa tecnologia que já caminha para o seu sexto ano de vida? Como em qualquer compra, a resposta varia sempre de caso para caso. No entanto, há algumas questões que podemos considerar aqui.

1. O "Efeito GTA VI"

Não há como fugir ao fenómeno. Em 2026, o mundo dos videojogos gira em torno de Grand Theft Auto VI (GTA VI). Sendo este um título que exige hardware de ponta, a PS5 (e especialmente a PS5 Pro) é a casa natural para quem quer viver a experiência daquele que é o jogo mais antecipado de sempre.

Se o teu objetivo é jogar os grandes títulos desta década, a PS5 continua a ser a porta de entrada mais acessível.

2. Os preços em Portugal

Um dos maiores segredos de 2026 é a abundância de stock. Com muitos gamers a fazerem o upgrade para a versão Pro, o mercado de usados em plataformas como o OLX ou em lojas de retoma está inundado de consolas PS5 originais e Slim a preços imbatíveis.

De qualque forma, se preferes ter a segurança máxima na compra, também podes ter em conta os pontos habituais de venda (Worten, Darty, etc).

3. A maturidade do catálogo

Comprar uma consola no lançamento é comprar uma promessa; comprar em 2026 é pouco ou nada arriscado. Ao adquirires uma PS5 hoje, tens acesso imediato a uma biblioteca de "obras-primas" já terminadas e com preços reduzidos. Muitos destes jogos fazem agora parte da linha de descontos da PlayStation Store.

4. O "Fantasma" da PlayStation 6

O grande receio de qualquer comprador em 2026 é a obsolescência. Os analistas sugerem que a PS6 poderá chegar entre o final de 2027 e 2028. No entanto, convenhamos: mesmo que uma nova consola saia daqui a dois anos, a Sony tem por hábito manter o suporte para a geração anterior durante alguns anos após o novo lançamento.

Ou seja, a vida útil seria bem superior aos 2 ou 3 anos que pudesse levar para o lançamento acontecer.

Conclusão

Terminando como começamos, tudo depende do que tu procuras. Assim sendo, o único caso em que pode não fazer muito sentido comprar é se és um entusiasta da novidade. Se só te sentes atraído pelo que é novo, talvez valha a pena esperar pela PS6. Não sendo esse o caso, ainda faz todo o sentido comprar PS5 em 2026.

PS5
649€Worten
Logo 4gnews
Estamos a recrutar! Editor e Reviewer de Produtos Tech
Candidata-te agora
Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.