Os smartphones dobráveis são ainda , em 2024, um bicho-papão para muitos consumidores. Além de serem um produto premium, pois são caros principalmente nas variantes em formato livro, também são um produto que deixa bastantes reservas.
Serão resistentes? É um produto agradável de usar no dia a dia? É seguro usá-los? Pela minha experiência, usar um smartphone dobrável em 2024 é tão seguro como usar qualquer outro smartphone.
É tão seguro usar um smartphone dobrável como usar qualquer outro
Este tipo de smartphones atingiu uma certa maturidade no formato livro. Senti isso com o Honor Magic V3, que me mostrou como é agradável e cómodo usar um smartphone destes no dia. Como tem 9,2 mm fechado e pesa 226 gramas, pode ser usado comodamente como se de um smartphone "normal" se trate.
Por ter esse peso e 4,35 mm de espessura aberto, temos sempre um pequeno tablet mão para multitasking ou consumo de conteúdo. É essa a grande vantagem de um dispositivo como este, que se revela robusto e já tem certificação IPX8.
Para quem prefira o formato concha, o Galaxy Z Flip6 também é uma aposta segura e bastante madura. Faz o papel de um smartphone normal quando aberto e fecha-se para tornar a experiência de transporte bem mais agradável.
Galaxy Z Flip6 reina no formato concha
Por ser um formato que já vai na quinta iteração, o Flip6 é um smartphone com um ecrã exterior bastante útil e que permite ver bastante informação sem a necessidade de abrir o equipamento. E para quem quer algo que caiba em qualquer bolso, este continua a ser a melhor opção.
Resumindo, comprar smartphones dobráveis é bastante seguro em 2024. Contudo, seja o formato concha ou o livro, pode não ser o mais adequado para todos. Se tens dúvidas, o que deves fazer é ir a uma loja física e testar os modelos disponíveis para ver se podem adequar-se ao teu perfil de utilização.