Comparamos o Android 14 e iOS 17 em 4 pontos cruciais

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 3 min.

O Android da Google e o iOS da Apple sempre lutaram por um lugar especial no coração dos utilizadores. E as versões 14 do Android e 17 do iOS aqueceram esta batalha com os novos recursos que trouxeram consigo. Neste artigo mostramos quatro pontos cruciais nesta batalha que pode ajudar-te a definir o teu vencedor na arena dos sistemas operativos mais avançados do momento.

1. Interface de utilizador e personalização

imagem do iOS no ecrã de um iPhone
O iOS conta com uma galeria com vários temas que podem ser selecionados pelo utilizador Crédito@Apple

Android 14: funciona como um quadro em branco que o utilizador pode pintar a seu gosto. O Material You adapta as cores e detalhes para estas combinarem com o wallpaper selecionado, fornecendo uma experiência de utilização coesa.

iOS 17: dispõe de uma galeria com vários temas desenvolvidos para o utilizador selecionar e usar. Aqui é mais uma espécie de escolher a moldura perfeita para a fotografia que queremos exibir numa estante.

O primeiro é ideal para utilizadores que queiram tudo feito à sua medida, o segundo é a escolha certa para quem prefere trabalhar com opções já desenvolvidas.

2. Desempenho e ecossistema

Ambos os sistemas operativos fornecem animações rápidas e capacidade de resposta eficiente. Por essa razão, estão praticamente empatados neste ponto.

No caso do Android, os smartphones Pixel fornecem um poder de processamento bruto, visto o sistema operativo estar presente na sua forma pura, sem nenhuma interface a acompanhá-lo.

Quanto ao ecossistema, os dois contam também com milhares de aplicações feitas especialmente para si. A App Store recentemente até alterou a sua política quanto à presença de lojas de terceiros, mas apenas no espaço da União Europeia.

Esta medida veio equipar as duas forças móveis e por isso este ponto será também considerado como um empate técnico.

3. Privacidade e segurança

Atualmente, a segurança é um dos pontos mais relevantes para os utilizadores e tanto a Google como a Apple tentam responder a esta necessidade.

Android 14: traz consigo um painel de privacidade que permite ao utilizador gerir mais facilmente as autorizações das aplicações. Neste momento, o utilizador tem um maior poder de decisão e escolha sobre estas definições.

iOS 17: está equipado com o modo Lockdown que funciona como uma espécie de fortaleza para ameaças direcionadas. Por outras palavras, se o utilizador suspeitar que está a ser alvo de um ataque ciberbético pode ativar este modo que vai restringir várias funções do dispositivo.

Tanto a Apple como a Google, nos últimos anos, têm vindo a disponibilizar vários recursos que visam não só proteger os utilizadores de ameaças externas como têm também como objetivo proteger os dados pessoais.

4. Conectividade

Android 14: está equipado com várias ferramentas para brilhar na multitarefa. Fornece também uma sincronização entre equipamentos Android bastante eficiente, funcional e muito prática. Sem qualquer tipo de esforço, os utilizadores podem começar um trabalho no smartphone e terminá-lo no tablet, desfrutando de uma sincronização eficiente.

iOS 17: dá-se também muito bem com todo o ecossistema Apple. Este sistema operativo brilha também na acessibilidade. Recursos como legendas ao vivo para o conteúdo áudio e vídeo e a funcionalidade Voice Control 2.0, permitem que pessoas com dificuldades auditivas ou visuais possam desfrutar de todos os conteúdos no smartphone.

Estes são apenas alguns dos pontos que podem ser utilizados para escolher o sistema operativo melhor para o tipo de utilização de que necessitamos. Mas, em última análise, será sempre uma questão de preferência pessoal. E tu, és Android ou iOS?

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt