A preocupação com as permissões que damos às aplicações que temos instaladas no smartphone é crescente. Não é à toa que as últimas apresentações de Google ou Apple tenham algum do foco na privacidade. Mas como podemos saber se as aplicações nos andam a espiar?
Sempre que instalas uma aplicação no smartphone, és imediatamente incitado a dar autorizações para o microfone, localização, câmara, contactos ou notificações. Mas nem todas as permissões fazem sentido.
Neste artigo deixo-te a forma mais simples de veres que aplicações estão a aceder a coisas que muitas vezes são desnecessárias. Se suspeitas que alguma aplicação te ests a espiar, podes consultar esta informação nas Definições. Abaixo explico como no iOS e no Android.
Como ver se te estão a espiar no iPhone
No teu iPhone, podes conferir estas informações através das definições do teu dispositivo Apple. Para tal, basta ires às “Definições”, clicar em “Privacidade e Segurança” e de seguida selecionar o “Relatório de privacidade das aplicações”.
Ali podes ver, com detalhe, o registo de acesso a dados e sensores, atividade de rede das aplicações e dos sites. Pode suceder que não tenhas este relatório ativado, sendo algo que deves fazer de seguida para poder aceder a estes dados no futuro.
Como ver se te estão a espiar no Android
Se tiveres um smartphone Android, o processo é semelhante. Basta acederes às Definições do teu equipamento, e escolher a opção de Segurança e Privacidade. Aí deves clicar em “Privacidade” e de seguida em “Ver todas as permissões”. Foi usado como exemplo um Nothing Phone (2). Mas deverás ter uma experiência semelhante noutros equipamentos.
Esta é a forma mais simples de veres se uma aplicação te estás a espiar. Se quiseres que isso deixe de acontecer, basta desativares as permissões que julgas serem desnecessárias em cada uma dessas aplicações.
Editores 4gnews recomendam: