Como Recuperar Ficheiros Apagados do PC? 3 Métodos

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 5 min.

O 4DDiG da Tenorshare é uma ferramenta de recuperação de informações e ficheiros, um software utilitário que nos pode salvar em ocasiões de acidente, distração ou puro azar. Por exemplo, se eliminaram uma pasta com documentos importantes do Mac ou PC, não entrem em pânico. Além de ser fácil de usar, o 4DDiG entrega resultados e isso é o que importa.

Entre os vários serviços fornecidos por esta empresa de software norte-americana testamos agora a ferramenta de recuperação de ficheiros do computador. Mais concretamente, em ambiente macOS (sistema operativo Mac), estando também disponível o utilitário 4DDiG para PC Windows.

Podemos recuperar ficheiros apagados com o 4DDiG Data Recovery

4DDiG Data Recovery

Também a propósito da ferramenta 4DDiG, podemos ainda tirar partido das ferramentas de reparação de sistema, gestão de espaço e armazenamento, cópias de dados entre smartphones e até para gerir as cópias do histórico do WhatsApp.

Aliás, atualmente temos ferramentas e utilitários para Windows, Mac, iOS e Android e com várias funções adicionais que vão desde a reparação de imagens danificadas até vídeos danificados.

4DDiG Data Recovery

Esta problemática surge, por exemplo, quando removemos um cartão de memória do computador Windows ou Mac sem o ejetar corretamente. De igual modo, também o mesmo se verifica ao remover uma pen drive sem a correta ejeção.

A pensar nisso, com o 4DDiG Data Recovery, e mais concretamente com as funções adicionais, temos aqui mais utilidade.

Recuperação de dados abrange vários tipos de ficheiros em Windows e Mac

Importa primeiro saber que tipos de ficheiros pode o software efetivamente recuperar. Assim, temos o suporte oficial para:

  • FAT
  • NTFS
  • exFAT

Por outro lado, no sistema operativo macOS da Apple o software consegue recuperar os seguintes ficheiros:

  • NTFS
  • HFS
  • APFS

Em todo o caso, também podemos usar este utilitário para recuperar ficheiros com os seguintes formatos:

  • RAW
  • ZIP
  • WAW
  • MP4

Simples passos para usar o 4DDiG Data Recovery e recuperar dados apagados ou perdidos

4DDiG Data Recovery

Perante uma UI tão intuitiva de fácil compreensão podemos começar prontamente a usar o software 4DDiG para recuperar dados apagados ou perdidos. Basta selecionar o local a analisar - por norma o Disco ou repartição a "apurar" e dar início ao scan.

Em segundo lugar, o scan pode demorar bastantes minutos consoante a dimensão do mesmo e os tipos de ficheiros selecionados antes pelo utilizador. Finda a tarefa, podemos ver tudo o que o software da Tensorshare encontrou e dar início à recuperação.

Importa também frisar a capacidade do Tensorshare para Mac dar-nos opções alargadas para recuperar informações de drives externas, ou unidades externas.

O 4DDiG Data Recovery surpreende pelo que pode fazer

4DDiG Data Recovery

Perante isto, podemos assim recuperar informação que se julgaria perdida em unidades de CD, nas pen drives, bem como em cartões de memória e até em DVD's e claro, também em discos rígidos.

Pese embora o grau de eficácia na recuperação de ficheiros em Mac ou Windows varie consoante as situações, este software pode ser a "salvação" que precisamos em caso de acidente. Seja este provocado por dano físico ou crash do computador, por exemplo, durante uma atualização, esta ferramenta dá-nos boas hipóteses de salvar os nossos arquivos.

Tenorshare

Temos ainda a salientar a possibilidade de criar, por exemplo, os dados de um computador travado, ou que tenha apresentado um erro fatal durante um update. Posto isto, torna-se necessário arrancar de novo o computador, ou pelo menos salvar os nossos dados.

É algo ainda frequente e que também pode ser solucionado com a criação de uma unidade inicializável, a partir da qual o computador Windows arrancará. Todo o processo pode demorar vários minutos, mas dá-nos já uma hipótese de recuperação.

Interface simples e bastante intuitiva para um uso fácil

4DDiG Data Recovery

A interface do utilizador, ou UI é realmente leve, sem animações desnecessárias, ou legendas escondidas. Cada botão, cada função do Tenorshare é fácil de encontrar, compreender e, sobretudo, de usar para o efeito pretendido.

3 passos para recuperar dados apagados com o 4DDiG Data Recovery

Em suma, basta seguir estes 3 passos para recuperar ficheiros:

  1. Selecionar o local dos arquivos
  2. Fazer o scan e ver o que foi encontrado
  3. Dar início à recuperação de arquivos excluídos

Aliás, nesse mesmo sentido apontam as várias avaliações dos utilizadores na plataforma Trustpilot com uma avaliação geral de 4,6 estrelas à data de redação deste artigo.

Esta solução para recuperar ficheiros em Windows e Mac conta atualmente com várias distinções, bem como a garantia de devolução do dinheiro em 30 dias caso não fiquem satisfeitos.

Conclusão: solução válida para recuperar ficheiros apagados do Windows e Mac

Podemos adquirir o software 4DDiG da Tenorshare em várias modalidades, entre a subscrição mensal ou a licença anual e até uma compra vitalícia (única). Temos, portanto, bastante flexibilidade também na hora de escolher a opção de compra desta solução.

Em jeito de conclusão, encontramos aqui ferramentas úteis e eficazes com vários graus de resultados para sistemas Windows e Mac. Em particular, na minha opinião, esta será uma boa solução para recuperar fotografias do cartão de memória corrompido, por exemplo.

Por outro lado, pode também ser usada para salvar ficheiros que apagamos sem querer da reciclagem, ou que por alguma razão apresentam a mensagem de erro com o arquivo corrompido. Face ao exposto, temos aqui uma solução realmente versátil, capaz de nos "salvar" quando os acidentes acontecem e queremos, naturalmente, recuperar os dados do PC.

Por fim, caso estejam interessados, o Tenorshare 4DDiG está atualmente com um desconto de 30% para comemorar a chegada da primavera. Podem, aliás, usar o código promocional "4DDIG30OFF" para obter esta diminuição de preço no software.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.