Sony KitKatHá algumas semanas atrás apresentamos uma nova ferramenta para o seu Sony Xperia, a Xperifirm, que lhe permite fazer o download de qualquer firmware para o seu smartphone.

Apesar de ser muito fácil descarregar o firmware com a Xperifirm, instalá-lo no seu smartphone Sony Xperia tem as suas particularidades e por isso mesmo, resolvi criar este guia passo-a-passo para minimizar o risco envolvido e facilitar a vida aos interessados.

   

Esta  ferramenta é bastante útil, pois permite-lhe descarregar toda e qualquer versão de firmware, desde que já esteja disponível nos servidores da Sony. Este programa vasculha os servidores, mostra-lhe as versões disponíveis, conforme a sua região e o seu número de região, ou custom number.

Por exemplo, temos a versão de firmware para Portugal unbranded (desbloqueado) Portugal Vodafone, entre outras operadoras. Portanto se quiser uma versão limpa e sem bloatware é só escolher a versão para o seu país, neste caso PT unbranded. Isto aplica-se, volto a repetir, a todos os dispositivos Xperia.

Pode igualmente descarregar firmware de qualquer outra região, de operadora ou livre, basta seleccionar a região pretendida e o programa mostrar-lhe-à a lista de firmwares disponíveis para download, mais um clique e está a descarrega-lo para o seu PC/Mac.

Abra a aplicação Xperifirm:

03-1

Em primeiro lugar escolha o firmware que quer instalar e proceda ao seu descarregamentoescolha também a pasta destino e espere pela conclusão do download.

04-2

Depois de concluído o download abra a pasta de chegada e deverá encontrar lá quatro ficheiros, tal como estes, tome nota pois vai necessitar de saber onde estão nos passos a seguir:

05-3

Agora abra a Flashtool, seleccione o menu “Tools ou Ferramentas” em seguida “Bundles” e “FILESET Decrypt“, deverá aparecer esta janela:

06-4

Escolha a pasta de ficheiros que descarregou anteriormente, em seguida esses ficheiros irão aparecer na coluna da esquerda, conforme a imagem abaixo:

07-5

Seleccione os quatro ficheiros e clique na seta que aponta para a direita, para os deslocar para a coluna da direita, “Ficheiros a converter“, depois é só carregar em “Converter“:

08-6

Flashtool deverá começar a compilar os ficheiros imediatamente, este processo pode demorar alguns minutos. Aguarde até terminar.

09-7

Mal termine o processo anterior deve aparecer a seguinte janela:

10-8.PNG

Este é o pacote que acabou de criar, agora é so clicar nas caixas no topo “Device“, “Branding“, etc e nomear correctamente.

Agora seleccione e mova todos os ficheiros apresentados na coluna da esquerda, à excepção dos ficheiros .ta, para a coluna à direita “Firmware Content“, tal como na foto infra.

13-11.PNG

Carregue em “Criar ou Create“. A Flashtool irá agora criar o pacote instalável.

14-12.PNG

Uma vez concluído o procedimento pode fechar a Flashtoolo pacote instalável estará na pasta “Firmwares.

02-14

Desta forma você escolhe o firmware que quer instalar no seu smartphone, depois é só “flashar” ou instalar com a Flashtool (Flashmode» Selecionar o pacote a flashar, activar o modo USB debugging ou depuração USB e activar fontes desconhecidas, e seguir as instruções da Flashtool).

Qualquer dúvida ou sugestão deixe abaixo nos comentários.

Deixe-nos o seu Like na página do Facebook  e Subscreva o canal no Youtube .

Aplicação para Android 4Gnews.pt
Windows Phone  4Gnews.pt 8 e 8.1

fonte
via

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).