Como funcionam as burlas do MBWay no OLX e como não seres burlado!

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

Nos últimos tempos temos visto alguns vídeos no YouTube de portugueses que se viram em problemas devido às burlas do MBWay no OLX e está na hora de olharmos atentamente para este problema.

Basicamente, o objetivo dos burlões é conseguir que tu associes o seu número de telemóvel à tua conta bancária para que depois consigam tirar dinheiro da tua conta. Assim sendo, há passos que tens de tomar em conta para não seres burlado!

O que te pedem os burlões

MBWay OLX Burlas

De forma simples, os burlões dizem que te vão passar dinheiro por MBWay. Mas, que para isso, precisam que vás a uma caixa de multibanco para "pedires esse dinheiro".

Quando chegas à caixa de multibanco eles dão-te as instruções por telefone para associares o número de telefone deles à tua conta bancária. Depois é só roubarem o dinheiro na tua conta. Por isso toma estes cuidados:

Cuidados a ter com a burlas do MBWay

  • NUNCA coloques o número de telemóvel de outra pessoa na tua conta MBWay
  • NUNCA te dirijas a uma caixa de multibanco para alegadamente "receber dinheiro"
  • Desconfia quando te querem pagar mais que o valor do produto

OLX é a plataforma preferida dos burlões

O OLX é a plataforma que mais ouvimos falar sobre estas situações, contudo, não deixa de ser uma plataforma segura. Se souberes o que estás a fazer.

O Facebook MarketPlace também é alvo deste tipo de ações dos burlões. Ou seja, em nada tem relacionado com a plataforma mas sim com a maneira que os burlões atuam.

Alguns exemplos da burla

São muitos os vídeos de YouTubers que nos dão o exemplo da burla e é basicamente o mesmo "modus operandi". Vê nestes vídeos alguns dos exemplos.

Editores 4gnews recomendam:

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.