
Se usas o Google Maps para navegar enquanto ouves música no carro, temos más notícias. Depois de remover o Modo de Condução Assistida em abril, a Google voltou a mexer numa funcionalidade essencial para quem conduz: os controlos de reprodução multimédia desapareceram. E não se sabe ao certo se é um erro ou uma decisão definitiva.
Adeus aos controlos de música durante a navegação
Entre as últimas novidades do Google Maps, tivemos o fim do Modo de Condução Assistida. Desde então, a única forma de controlar a música diretamente na aplicação era através da opção “Mostrar controlos de reprodução multimédia”, disponível nas definições da aplicação.
Esse atalho permitia visualizar a capa do álbum, nome da música e artista, além de aceder rapidamente ao Spotify ou YouTube Music sem sair da navegação. Mas essa opção já não está disponível.
A alteração foi identificada tanto na versão beta 25.29 como na versão estável 25.28 do Google Maps para Android. Conforme verificou a página 9to5Google, em vários smartphones a opção simplesmente desapareceu do menu Definições > Navegação.
Juntamente com isso, também foi removida a opção “Aplicação multimédia padrão”, que permitia escolher entre Spotify e YouTube Music.

Alternativas: ainda há formas de controlar a tua música e usar o Google Maps
Bem, para os utilizadores de Android que já se depararam com a desagradável novidade, a única alternativa é mesmo utilizar os controlos normais da aplicação de música, o que não é o ideal em contexto de condução. É fundamental, contudo, que o condutor não desvie a sua atenção do trânsito. Logo, tenta escolher uma playlist antes de começar a conduzir.
Outra possibilidade é usar um iPhone. Curiosamente, para os utilizadores de iPhone, tudo continua a funcionar como antes, pelo menos por agora. A funcionalidade de controlar a música a partir do Google Maps mantém-se ativa no iOS, embora com uma limitação: só é compatível com o Apple Music e o Spotify. O YouTube Music, que é uma das apostas da Google, fica de fora.
Esta diferença entre plataformas deixa em aberto duas possibilidades: ou trata-se de um bug temporário no Android, ou estamos perante uma remoção intencional. E se for mesmo o segundo caso, é uma escolha difícil de justificar, sobretudo para quem depende do Maps como copiloto diário.
O que pode estar por trás disto tudo
A retirada dos controlos multimédia acontece no mesmo contexto em que a Google descontinuou o Modo de Condução Assistida, parte do esforço para dar lugar ao Gemini, a sua nova inteligência artificial para Android. No entanto, ainda não há uma alternativa funcional ou um “Modo de Condução com IA” disponível.
A Google ainda não se pronunciou sobre a alteração. Mas a expetativa é de que se trate de uma falha temporária. Até lá, quem usa Android terá de optar por soluções menos práticas ou, ironicamente, usar um iPhone para manter os controlos multimédia integrados no Google Maps.
Promoção do dia!