Com este novo recurso, o ChatGPT vai ficar à tua medida

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

O ChatGPT acaba de ganhar um novo recurso que será muito bem-vindo para os utilizadores e que o vai colocar um passo à frente da sua concorrência.

A nova funcionalidade instruções personalizadas permite que os utilizadores forneçam à Inteligência Artificial informações específicas sobre si mesmos para otimizar todas as interações.

ChatGPT tem novo recurso instruções personalizadas

imagem de um dedo a tocar num universo virtual
ChatGPT ganhou novo recurso para otimizar experiência de utilização Crédito@GerdAltmann/Pixabay

O ChatGPT já faz parte da rotina diária de muitos utilizadores. Mas agora acaba de receber uma nova funcionalidade que não só vai otimizar as interações entre a plataforma e os utilizadores, como também vai “abalar” a sua concorrência.

A plataforma tem agora um novo recurso, designado por instruções personalizadas, que permite aos utilizadores informarem a Inteligência Artificial sobre as suas preferências e fornecerem mais detalhes sobre si próprios.

Estas informações vão funcionar como instruções permanentes para consultas futuras, o que vai poupar tempo ao eliminar contexto repetido.

Na prática e recorrendo a exemplos, os cozinheiros amadores podem informar a plataforma sobre o número de pessoas para uma dada refeição para receber recomendações de receitas indicadas ou os entusiastas de arte podem personalizar mais as respostas ao definir o seu estilo favorito.

O conceito parece bastante promissor e deverá otimizar a experiência de utilização da plataforma de Inteligência Artificial. Ainda assim, a OpenAI reconhece a complexidade envolvida e pretende refinar a aplicação de instruções personalizadas, durante a fase beta.

Na realidade, a OpenAI pretende tornar as interações mais dinâmicas com o ChatGPT a aprender continuamente com os utilizadores. Como objetivo final, a empresa quer criar um assistente virtual mais eficiente e útil.

Em paralelo, a empresa continua a trabalhar ativamente para garantir que não existe desinformação e que a privacidade do utilizador será protegida e mantida em segurança. Para isso, todas as informações de identificação pessoal de instruções e consultas vão ser filtradas.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt