Colunas voadoras podem fazer parte da experiência em jogos VR

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Toda a experiência dos jogos de realidade virtual poderão sofrer um upgrade no futuro. A Harman registou recentemente uma patente de sistema de colunas móveis para ambientes de realidade virtual.

A Harman é uma empresa que foi adquirida pela Samsung em 2017. A sua divisão Kardon especializa-se em colunas e sistemas de som. Nesse sentido, parece que a empresa vai apresentar uma solução relacionada com VR.

Imagina que estás a jogar com o teu equipamento de realidade virtual e ouves um carro ou avião a passar por ti. Estas colunas poderão permitir que o som se mova literalmente de um lado para o outro para proporcionar uma experiência sonora totalmente nova.

A Harman adaptaria quadricópteros às colunas para representarem o movimento sonoro

Actualmente, os equipamentos de realidade virtual utilizam auscultadores para criar áudio 3D. Os mesmos apenas sugerem a tridimensionalidade e sonora e são uma mera ilusão.

A patente salienta que as colunas móveis poderão ser utilizadas para monólogos internos. Nesse sentido, conversas em jogos poderão ser mais realistas graças a este sistema.

A verdade é que esta ideia é mais facilmente aplicada em experiências de grupo em realidade virtual. Não parece muito prático ter um monte de colunas a voar no meio da sala.

Obviamente que ter uma coluna móvel a movimentar-se de acordo com o som não é tarefa fácil e podemos não ter esta tecnologia disponibilizada tão cedo. No entanto é bom saber que já estamos a dar os primeiros passos para tal acontecimento.

As empresas fazem patentes mais invulgares a toda a hora. Não significa que a Harman não possa pegar nesta tecnologia e fazê-la resultar. Contudo, se pensarmos um pouco sobre este conceito, o problema é óbvio: ter drones com colunas a voar à tua volta vai produzir um ruído tão grande que a sua utilização se torna um paradoxo.

Editores 4gnews recomendam:

Nintendo não quer que gastes dinheiro nos seus jogos para smartphone

Black Shark 2 apanhado na Geekbench com especificações potentes

Galaxy Fold ganha defeito no ecrã após certo número de dobras

Fonte

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.