ColorOS 6 da Oppo chega recheado de novidades!

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

A Oppo lançou recentemente a sexta versão da sua personalização baseada em Android intitulada ColorOS. Este é o interface que vemos nos equipamentos da Oppo, sejam flagships ou média-gama.

Aparentemente o foco da nova versão da interface está em melhora a experiência de utilização no geral. As melhorias estarão em optimização do sistema, performance e autonomia de bateria.

A Oppo afirma que vai utilizar uma tecnologia chamada TouchBoost para melhor toda a interface do ColorOS. Embora não seja claro no que consiste esta tecnologia, provavelmente estamos a falar de optimizações internas.

ColorOS é uma interface baseada em Android

A personalização por parte da Oppo é algo sóbria, mantendo as funções nativas do Android e adicionando mais algumas. A gaveta de aplicações sofreu algumas alterações e alguns gestos de navegação foram adicionados.

É inevitável a comparação do ColorOS com o iOS da Apple, principalmente na barra de notificações. É possível ver grandes semelhanças visuais com o sistema operativo da empresa de Cupertino.

Adicionalmente, temos os botões das funções maiores, provavelmente para facilitar a utilização. A Samsung implementou algo parecido com o seu One UI recentemente.

A Oppo acrescentou ainda uma gaveta de aplicações, o que é o modo favorito de muitos utilizadores. Agora poderás escolher optar por deslizar para aceder à lista de apps no teu dispositivo.

O controlo de volume também sofreu algumas alterações visuais e funcionais. Ao pressionar os botões de volume poderás agora escolher directamente se queres aumentar o áudio interno, chamadas ou multimédia.

A Oppo também adicionou o seu assistente inteligente denominado Brenno. Provavelmente a melhor opção continuará a ser o Google Assistant contudo não custa experimentar algo novo.

Todas estas alterações refletem a adaptação ao Android Pie, onde se baseia o ColorOS 6. Isto irá conferir aos smartphones Oppo um aspecto mais contemporâneo e uma experiência de utilização mais fluída.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi passará a oferecer 18 meses de garantia nos seus smartphones
  • Intel só começará a produção em massa do seu chip 5G em 2020
  • Google criou um site dedicado para o desenvolvimento de jogos Android

Fonte

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.