As fabricantes de smartphones estão apostando em sistema de câmaras cada vez mais poderosos. E se pensas em investir um pouco mais (ou muito mais) para adquirir um telemóvel premium também no que condiz a fotografia, é importante que saibas alguns cuidados para manteres tua estimada câmara em segurança. Pois há situações que podem gerar problemas irreversíveis.
1. Fotografar shows de laser
Shows de laser podem dar um visual incrível num concerto, mas podem representar um risco grande para a integridade das câmaras de telemóveis. Por tratarem-se de luzes de alta intensidade, em contato direto com a câmara os lasers podem danificar permanentemente os sensores. Melhor não arriscar.
2. Fotografar eclipses solares
Sempre que há notícias sobre um iminente eclipse solar, as diferentes orgãos de notícias alertam para que não façamos fotos diretas com os nossos smartphones. Assim como não é seguro para o olho humano olhar um eclipse solar diretamente, sem lentes ou proteções específicas, para o sistema de câmaras do telemóvel também não é nada seguro.
Tentar fotografar o Sol no horário em que a sua emissão de raios é mais forte também não é indicado (e provavelmente não vai render a melhor das fotos). Por outro lado, fotografar o por do sol ou mesmo a lua é algo que pode ser feito com tranquilidade. Há até mesmo smartphones que já trazem funcionalidades dedicadas para esses momentos.
3. Smartphone debaixo da água sem proteção
Mesmo smartphones com classificação IP para resistência à água podem sofrer danos. A utilização prolongada debaixo da água pode super aquecer o telemóvel e causar condensação, o que vai danificar a câmara.
Em casos em que desejas utilizar teu smartphone para fotos subaquáticas, a indicação é ter bolsas protetoras. As fotos não terão a mesma qualidade, mas o teu telemóvel ficará bem. Caso realmente desejes fazer belas fotos debaixo da água, há câmaras próprias para isso. As dos smartphones ainda não são.
Capa impermeável telemóvel JOTO
Sacos impermeáveis de tamanho universal para telemóveis de até 7 polegadas
Protege carteira e cartão de crédito
Janela transparente na frente e no verso
Toque sensível de ecrã e simples acesso de bloqueio e fecho
100 pés com certificação IPX8 à prova de água
4. Quedas também podem danificar as câmaras
É bem comum comprarmos capas protetoras a pensar na proteção do ecrã, que pode quebrar com certa facilidade em quedas e pode ser bem caro para substituir. Mas as câmaras também estão suscetíveis a danos em casos de quedas fortes.
Por este motivo, é importante observamos se as capas escolhidas para o smartphone também protegem as câmaras.
Capa magnética para iPhone 15 JETech
Feito de estrutura de TPU flexível e parte traseira de PC anti-riscos
Protege altamente o teu dispositivo contra impactos e quedas graves
Proteção adicional com lábios levantados ao redor do ecrã e da lente da câmara
Capa mate 5 em 1 para Samsung Galaxy S24 JETech
Caixa mate protetora
2 protetores de ecrã
2 protetores de lentes de câmara
Fornece uma proteção total em cerca de 360 graus para o teu telemóvel
5. Montar o smartphone na bicicleta exige cuidados
Há quem compre apenas um suporte simples para montar o teu smartphone na bicicleta, trotinete ou scooter, seja para capturar imagens durante um percurso ou para utilizar apps como Google Maps. Contudo, as vibrações causadas pelo movimento rápido desse tipo de veículo podem danificar permanentemente a câmara do smartphone.
Para estes casos, o mais indicado é mesmo buscar um kit de montagem especial projetado para absorver as vibrações.
Suporte móvel de bicicleta Glangeh
Suporte móvel de bicicleta universal
Suporte móvel de 360° rotativo para guiador
Anti-vibração e fecho seguro