Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

CMF Phone 2 Pro vs Nothing Phone 3A: qual o melhor smartphone de gama média?

São dois dos melhores smartphones que saíram para o mercado nos últimos tempos de gama média... mas há um claro vencedor.

nothing phone cmf
Crédito: Edição 4gnews (com Amazon)

A disputa entre o CMF Phone 2 Pro e o Nothing Phone 3A promete agitar o mercado dos smartphones de gama média em 2025. Curiosamente, ambas as marcas pertencem à Nothing, empresa fundada por Carl Pei. Ainda assim, seguem ideologias bastante diferentes.

Em traços gerais, o CMF Phone é um dispositivo mais acessível em termos de preço (a versão base de 128 GB ronda os 250 euros), com um design modular e prático, pensado para quem valoriza a personalização.

Já o Nothing Phone aposta numa experiência mais premium, mantendo o ADN da marca, com um design transparente e mais foco em fotografia e fluidez do sistema. O valor é bastante diferente: 440 euros. Mas vamos então começar a analisar cada um deles com maior detalhe.

Desempenho e bateria

O CMF Phone 2 Pro – que tem certificação IP54 (poeiras e salpicos) – destaca-se pelo processador MediaTek Dimensity 7300 Pro, um ecrã AMOLED de 6,77 polegadas com taxa de atualização de 120 Hz, e um brilho máximo de 3000 nits. É difícil encontrar ecrã melhor nesta faixa de preço. A bateria também é bastante generosa de 5000 mAh com carregamento rápido de 33 W.

Vem com 8 GB de RAM, 128 ou 256 GB de armazenamento interno e corre a interface Nothing OS, tal como os modelos da linha principal da marca. Além disso, permite armazenamento extra via microSD de 2TB.

Por outro lado, o Nothing Phone 3A chega com um design mais arrojado, mantendo a imagem visual (Glyph Interface) que tornou a marca icónica. Tem melhor resistência à água e poeira (IP64).

A verdade é que no que toca ao ecrã é muito semelhante ao 'rival'. Temos também um AMOLED de 6,77 polegadas com taxa de atualização de 120 Hz. O pico de brilho atinge igualmente os 3000 nits. Na bateria, poucas diferenças a não ser o reverse charging de 7,5W que o torna ligeiramente mais rápido no carregamento.

No que diz respeito ao desempenho, estamos perante um sólido Snapdragon 7s Gen 3. Neste campo supera o CMF, sobretudo a nível de GPU.

Câmara

Na fotografia, ambos têm sensor principal de 50MP e lente teleobjetiva 2x, mas o Nothing Phone 3A inclui OIS para estabilização ótica. O zoom digital estende-se até 30x (contra 20x no CMF), e a câmara frontal é de 32MP com maior campo de visão, comparada com os 16MP do CMF. Isto dá ao Nothing 3A uma clara vantagem em selfies e vídeos.

Em suma, se estás à procura de um smartphone acessível, prático, leve, com boa autonomia e que dá perfeitamente para um uso básico sem comprometer nada, então o CMF Phone 2 Pro é uma excelente escolha. No entanto, se és alguém que valoriza fatores como o design, carregamento (mais) rápido, fotografia e funcionalidades como a interface Glyph, então o Nothing Phone 3A está definitivamente noutro patamar.

Adiciona o 4gnews ao teu Google News Google News
Tomás Cascão
Tomás Cascão
Mestre em Media e Jornalismo pelo ISCTE. Apaixonado por tecnologia, gadgets e tudo o que envolve algumas das maiores aplicações do mundo, como o WhatsApp ou o Google Maps. É também um ávido consumidor de Streaming, sendo que a Netflix tem um lugar especial no coração.