Dez meses após ter sido lançada nos Estados Unidos, a rede social Clubhouse saltou para a ribalta nas últimas semanas. Impulsionada por figuras como Elon Musk ou Mark Zuckerberg, a app mais que duplicou o seu número de utilizadores na primeira metade de fevereiro. São já mais de 8 milhões, segundo os dados da App Annie.
Se ainda não conheces o Clubhouse, esta é uma rede social que privilegia a voz. Ali não há comentários, mensagens privadas, fotografias (a não ser a de perfil), vídeos ou memes. Os utilizadores juntam-se em salas (privadas ou públicas) que são divididas entre oradores e audiência. Um dos grandes elogios que se lhe pode fazer é que tem o potencial de te colocar a ouvir ou à conversa com algumas das pessoas que mais admiras, e pode ser vista como um híbrido entre a rádio e o formato de podcast.
Existem, no entanto, alguns detalhes que fazem com que a expressão desta rede social ainda não seja gigantesca. Em primeiro lugar, ainda só se encontra disponível para iOS. Isto significa que se não tens um iPhone ou iPad, não a podes instalar. Por outro lado, só podes entrar se fores convidado por um amigo que já lá esteja registo.
Clubhouse sabe o teu nome e número de telefone se tiveres amigos registados na app
E é aí que entra que a rede social associa cada utilizador a um contacto. É por isso que quando te registas na rede social esta faz o mesmo que serviços como o WhatsApp ou o Telegram fazem. Pede acesso aos teus contactos, para que assim possas convidar quem desejas.
É nesse momento que, mesmo que ainda não tenhas criado conta nesta rede social, se um dos teus contactos lá estiver, esta já sabe quem tu és. Isto porque já tem aquilo que livremente poderemos chamar de "perfil fantasma", com o teu nome e número de telefone.
Como podes ver no exemplo acima da minha lista de contactos no Clubhouse, a app usa o cruzamento de dados para eu saber de entre a lista dos meus contactos quantos já têm amigos na rede social e qual o número. Outro pormenor é que, de certa forma, os teus contactos não podem aceder à app de forma silenciosa.
Assim que um dos contactos da tua lista entrar no Clubhouse pela primeira vez, vais receber uma notificação de que este se juntou e ser encorajado a criar uma sala de boas-vindas. Mais uma vez, é importante reiterar que este tipo de prática já acontece noutros serviços. Veja-se o exemplo do Signal que envia uma notificação quando um dos teus contactos também se regista na app (embora esta possa ser desativada).
Editores 4gnews recomendam:
- Clubhouse: nova rede social regista “boom” em apenas duas semanas
- Clubhouse: como receber convite e como funciona a nova rede social
- WhatsApp: o que acontece a quem não aceitar as mudanças de privacidade