Clash of Clans volta a render milhões graças ao novo Battle Pass

Vitor Urbano
Vitor Urbano
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O Clash of Clans foi lançado no já longínquo ano de 2012 e passados 7 anos, continua a ser um dos mais populares jogos de sempre para smartphones. No entanto, como seria de esperar, as suas receitas apesar de surpreendentes, estão longe dos patamares de antigamente.

A Supercell decidiu por isso implementar o sistema de Battle Pass popularizado pelo Fortnite. A implementação foi feita apenas no mês passado, mas os resultados já estão à vista. Durante o mês de abril, o Clash of Clans viu as suas receitas aumentarem 71%.

Os dados foram divulgados pela Sensor Tower, confirmando que entre iOS e Android, conseguiu receitas na ordem dos 63 milhões de euros. Estes números são ainda mais impressionantes se compararmos com os resultados obtidos em abril de 2018, onde as receitas não chegaram sequer aos 35 milhões de euros.

Uma estratégia que consegue beneficiar toda gente

Tal como acontece no Fortnite e em outros jogos do estilo Battle Royale que implementaram este sistema, também no Clash of Clans os utilizadores que comprarem o Battle Pass terão acesso a items exclusivos.

Esta é uma estratégia genial, que para além de aumentar consideravelmente as receitas obtidas, faz com que os jogadores se tornem mais ativos. Isto porque, mesmo com o Battle Pass, terão de ser muito ativos no jogo para terem acesso a todos os benefícios.

Os benefícios para as empresas são óbvios, com as receitas a aumentarem exponencialmente em menos de 1 mês. Mas também os utilizadores podem usufruir de benefícios bem interessantes, tornando a experiência de jogo mais interessante e competitiva. Além disso, torna muitas vezes mais fácil conseguir evoluir no jogo, sem ser necessário gastar 'rios de dinheiro'.

Implementação do Battle Pass poderá tornar-se uma obrigatoriedade nos jogos mobile

Como é óbvio, nenhum estúdio será obrigado a implementar Battle Pass nos seus jogos. No entanto, cada vez mais vemos o sucesso desta estratégia comprovada, caso após caso. Por isso, o mais natural é que cada vez mais jogos vejam chegar este sistema.

Mais concretamente no caso da Supercell, visto que demorou apenas 30 dias para confirmarem o sucesso do Battle Pass no Clash of Clans. Não deverá demorar muito até que façam o mesmo nos seus restantes jogos. Relembro que este é um dos mais bem sucedidos estúdios no mundo dos jogos para smartphones.

Atualmente, no seu portefólio conta com verdadeiros fenómenos como o Clash Royale e também o Brawl Stars. Ainda que estes jogos continuem a apresentar receitas impressionantes, é provável que a implementação de um Battle Pass faça subir esses números para outro patamar.

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Vitor Urbano
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Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.