A Citroën acaba de apresentar a segunda geração do C5 Aircross. Este novo SUV, assume-se como o porta-estandarte da marca e estreia a plataforma STLA Medium da Stellantis na Citroën. Aposta em conforto, espaço e tecnologia, com motorizações eletrificadas de grande autonomia. A chegada ao mercado português está prevista para a segunda metade de 2025.
O C5 Aircross chega com um design exterior descrito como mais poderoso e musculado, mas com detalhes aerodinâmicos. A nova plataforma permitiu também aumentar a distância entre eixos, o que se traduz diretamente em mais espaço para quem viaja atrás e numa bagageira com volume generoso e igual em todas as motorizações.
Onde a Citroën quer que este C5 Aircross se destaque é no conforto. Para isso, combina a sua suspensão com Amortecedores Hidráulicos Progressivos que promete o tal efeito de "tapete voador" com os Bancos Advanced Comfort. Estes utilizam espumas de diferentes densidades para garantir apoio e suavidade mesmo em viagens longas.
O interior foi redesenhado, para criar um ambiente de "casulo tecnológico", onde se destaca um novo painel de bordo com um grande ecrã tátil em formato cascata. A tecnologia de assistência ao condutor também foi reforçada, com a disponibilidade de sistemas como os faróis Citroën Matrix LED adaptativos e o pacote Drive Assist 2.0, que engloba várias ajudas.
A grande aposta desta nova geração está nas motorizações eletrificadas, que prometem autonomias de referência para diferentes necessidades. A versão Híbrida Plug-in será capaz de percorrer mais de 100 km em modo 100% elétrico (WLTP).
A versão 100% Elétrica anuncia uma autonomia combinada WLTP de até 680 km, um valor que já permite enfrentar viagens longas com tranquilidade. Haverá ainda uma versão Híbrida com uma autonomia total superior a 950 km (WLTP).
Chega a Portugal na segunda metade de 2025
O novo Citroën C5 Aircross será produzido na fábrica francesa de Rennes. A sua chegada aos concessionários portugueses e europeus está agendada para a segunda metade deste ano de 2025.