Citra é o primeiro emulador de Nintendo 3DS para Android!

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

A emulação de consolas evoluiu bem além dos programas para PC. Na Google Play Store é possível encontrar vários emuladores de variadas consolas. O mais recente é o Citra, o primeiro emulador da Nintendo 3DS estável e em bom funcionamento.

Até agora, a única forma de ter um emulador da Nintendo 3DS no Android era através, ironicamente, de um emulador do sistema operativo para PC como o Bluestacks. Contudo, o emulador já chegou aos smartphones e tablets de forma oficial. De acordo com o XDA Developers, ele corre a 60 FPS.

O seguinte vídeo mostra o Mario Kart a correr num dispositivo Android. É importante salientar que os controlos continuam a ser táteis e no ecrã. Contudo, é importante salientar que é provável que a equipa de desenvolvimento do Citra consiga implementar suporte para comandos de terceiros, por cabo ou Bluetooth.

Citra recomenda um bom processador para correr o emulador

De acordo com a publicação oficial da Citra, é recomendado um equipamento com, pelo menos, um Snapdragon 835. Adicionalmente, a performance do emulador vai depender bastante da componente gráfica, ou GPU.

A Citra afirma que os processadores Snapdragon da Qualcomm são os mais indicados, em detrimento dos Kirin (Huawei), Exynos (Samsung) e MediaTek. Escusado será dizer que um emulador de Nintendo 3DS será intenso para qualquer equipamento atual.

Além do processador, a Citra recomenda que utilizadores tenham dispositivos com pelo menos Android Oreo (8.0). A utilização em dispositivos com componentes não suportados irá gerar erros e problemas no desempenho, como é esperado.

Editores 4gnews recomendam:

  • Aproveita bem o GTA 5 gratuito! A Rockstar tem más notícias para ti
  • Krita chega ao Android! A melhor aplicação grátis de desenho para o teu smartphone
  • Google Play Store: 7 jogos casuais grátis para um fim de semana em cheio!
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.