A Ciência não para de evoluir e a mais recente descoberta relaciona-se com algumas das maiores baleias de barbatanas, que andam pelas águas profundas. Como já poderá ter ouvido falar, este animal tem o seu próprio canto, que serve os seus propósitos de acasalamento. Num artigo publicado pela revista Nature, ficou-se a conhecer a anatomia da baleia, bem como o facto de que o barulho que o ser humano faz consegue ser bastante prejudicial a estes animais.
De forma a compreender a anatomia deste tipo de baleias, é importante saber que estas não têm dentes, mas sim uma espécie de placas, ou barbatanas. Como refere a BBC, é por aí que sai o som. Posto isto, fica a questão: como é que os cientistas conseguiram obter tal informação, de um animal tão imponente?
A laringe apresenta forma de "U" com uma placa de gordura no topo
Para descobrir, removeram três laringes de baleias encalhadas, de forma a conseguirem testar os efeitos sonoros destas. Através da análise, os cientistas conseguiram detetar uma espécie de forma de "U" com uma placa de gordura no topo da laringe. O que significa isso, na prática? No fundo, quer dizer que este tipo de baleias tem a capacidade de cantar, sem que água seja inalada e reciclando sempre o ar (via BBC).
Um aspeto curioso, como referido anteriormente, prende-se com a relação entre os sons que a baleia emite e os sons que o ser humano faz, através dos navios, por exemplo. As baleias têm uma frequência de som muito específica, que permite comunicar com outras baleias, a longa distância. Contudo, o barulho dos navios pode interferir nessas interações e, até, pôr em risco a continuidade da espécie.
As baleias usam o canto para comunicar a longas distâncias
Para sobreviverem, as baleias têm de comunicar a longas distâncias, através do canto, pelo que, como refere a Dra. Kate Stafford, da Universidade do Estado de Oregan, à BBC, este é o sentido mais importante do animal em questão. A mesma acrescenta, ainda, que a compreensão acerca das suas emissões sonoras é bastante útil para os avanços científicos, sobre este tipo de mamífero.
No entender de Stafford, é verdadeiramente fascinante a forma como as baleias comunicam através de múltiplos sons. Nesse sentido, complementa ao realçar o nível de dificuldade da descoberta recente. Reforça, ainda, a admirável complexidade das baleias, enquanto mamífero tão especial que são.
Uma outra curiosidade acerca das baleias é que, ao contrário do que se possa pensar, devido à sua fisionomia assustadora, trata-se de um animal bastante inteligente e comunicativo com outras espécies. Sempre existiu uma espécie de "mistério" associado ao canto das baleias. Aparentemente, este tem tanto de misterioso como de indispensável à vida deste animal.