Cientistas descobrem método para melhorar em 50% a autonomia dos smartphones

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Um grupo de investigadores da Universidade da Califórnia, em San Diego, parecem ter encontrado a solução para os problemas de autonomia dos nossos smartphones. E para espanto de muitos, tal passa pela implementação de mais torres de sinal 5G.

Graças a uma rede de conectividade mais densa, estes investigadores acreditam que podem melhorar em 50% a autonomia dos smartphones. Uma cifra bastante interessante que pode, efetivamente, mudar os nossos hábitos de carregamento destes produtos.

Mais torres pequenas de 5G é mais eficiente que ter uma grande torre nas cidades

O documento publicado por este grupo de cientistas da Universidade da Califórnia chama-se "Densificar e conquistar". É um título bastante elucidativo daquilo que a sua proposta retrata para o futuro das redes 5G nas grandes cidades.

smartphone autonomia
Imagem criada pela IA Microsoft Designer

"Mostramos que tal estratégia de densificação supera dois problemas principais. Pode potencialmente economizar cerca de 3x a economia de energia, evitando grandes perdas de sinal sem fios devido ao alto alcance, e também levar a uma melhoria de 50% na vida útil da bateria para os smartphones conectados na rede densa, como consequência de estar localizado mais próximo e a uma altura menor."

De acordo com o seu documento, cada torre 5G teria um alcance de sinal mais fraco. Contudo, isso seria compensando com um menor consumo energético e uma maior estabilidade do sinal de todos os utilizadores.

Quanto mais densa for a rede 5G, mais forte e estável será o sinal de cada smartphone conectado. Deste modo, o equipamento teria de transmitir pacotes de dados menores, traduzindo-se num menor consumo de recursos energéticos.

Tal como explicam os cientistas, quando o sinal de rede é mais fraco, o smartphone vê-se obrigado a enviar pacotes de dados maiores. Apenas deste modo ele consegue alcançar torres de sinal mais distantes.

A proposta apresentada por este grupo de cientistas refere que cada torre 5G teria de ter apenas 15 metros de altura. Isto significa que poderiam ser instaladas em cima de postes de luz ou de edifícios.

Ressalvam ainda que esta abordagem não poderia ser implementada na era das redes 4G. Isto porque a nova geração de redes móveis é capaz de transitar entre torres de sinal de forma relativamente perfeita, algo que não se observa na sua antecessora e na qual bases com grandes torres eram mais práticas.

Esta proposta tem ainda os seus benefícios para a redução da pegada de carbono das populações. Tudo porque passaríamos menos tempo com o smartphone ligado à corrente e as próprias torres de sinal 5G também consumiriam menos energia.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.