
O que é o fenómeno das Perseidas?
Ainda que o céu de Portugal esteja (infelizmente) a sofrer com os incêndios ativos no país, esta noite vai poder observar, a olho nu, o fenómeno das Perseidas.
Trata-se de uma chuva de meteoros que acontece todos os anos, entre 17 de julho e 24 de agosto. Esta noite, de 12 para 13 de agosto, as Perseidas atingem o seu pico e vais ter oportunidade de ver de até cem meteoros por hora.
Esta chuva de meteoros acontece devido à aproximação do cometa 109P/Swift-Tuttle ao Sol que o leva a gerar detritos de poeira e gelo. E são estas pequenas “bolas de fogo” que entram na atmosfera da Terra e que podem ser observadas.
Os especialistas aconselham que as pessoas se afastem das luzes artificiais dos locais urbanos para uma melhor observação do fenómeno.
Mas, de acordo com a TSF, este ano há um obstáculo muito específico a esta observação. Em declarações à rádio portuguesa, Ricardo Reis, do Planetário do Porto-Centro de Ciência Viva, explica que a Lua pode atrapalhar a observação a olho nu.
Tudo porque na noite do passado dia 9 tivemos a fase de lua cheia e esta noite o satélite natural da Terra terá ainda uma iluminação de 80%. Por outras palavras, vai iluminar mais o céu e dificultar a observação da chuva de meteoros que se vê melhor em céu pouco iluminado.
As aplicações que podem ajudar-te
Também podes contar com a ajuda de aplicações para estares sempre a par dos fenómenos astronómicos. A Sky Tonight, disponível na Play Store para Android e na App Store para iOS, ajuda-te a perceber tudo o que está no céu, em tempo real.
Esta app mostra-te a posição dos elementos espaciais em tempo real e conta com um modo noturno que facilita a observação do céu à noite.
Em alternativa podes usar a Star Walk 2 Plus, também disponível para Android e iOS, nas respetivas lojas de aplicações. Depois de instalares esta app, basta apontar para o céu o teu smartphone para saberes quais são as estrelas que estão a brilhar, nesse preciso momento.
Esta app conta também com modo noturno e com os modos raio x e cinco filtros que permitem estudar a estrutura invisível do universo, dados diários sobre aparição dos planetas, fases da lua, além de rastreamento em tempo real de mais de 8.000 satélites.