Chromecast - A transformação de uma TV normal para mais que uma SmartTV.

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

Como toda a gente sabe, muitos portugueses estão a passar por valentes problemas financeiros, e não se podem dar ao luxo de comprar a última geração do que quer que seja. Para esses portugueses, a Google desenvolveu o Chromecast e desde 28 de Maio de 2014 que está disponível em Portugal, na Play Store, por 35€, uma forma simples e barata de possuir uma SmartTV.

O Chromecast é parecido a uma pen que se liga à TV por HDMI e USB. Após instalado, liga-se à rede da sua casa, por WI-FI,e a única coisa que falta, é instalar e configurar a aplicação "Chromecast" no seu smartphone. A partir desse momento pode começar a transmissão de vídeos do YouTube, para a sua TV, através de um botão que vai encontrar no topo da aplicação do Youtube no seu smartphone e enquanto o vídeo está a ser reproduzido na sua televisão, o smartphone está livre para continuar a fazer o que quiser.

Com o Chromecast também pode utilizar a sua TV como uma ampliação do seu computador podendo, assim, transmitir os separadores do browser da Google - o Chrome - com a extensão "Google Cast" que pode encontrar na Web Store do Chrome. Outra funcionalidade bastante relevante do Chormecast (esta que só está disponível em dispositivos com Android 4.4.2 ou superior) é a capacidade de poder espelhar o ecrã do seu tablet ou smartphone na TV, esta é a única forma de espelhar os ecrãs dos dispositivos sem ter que os "rootear".

A Google vai continuar a apostar bastante nas funcionalidades e capacidades deste aparelho que por 35€, neste momento, é mais um investimento que gadget, e que consegue fazer muito mais do que uma SmartTv que possa comprar atualmente.

Deixa a tua opinião nos comentários, um Like na página do Youtube .

Aplicação para Android 4Gnews.pt Windows Phone 4Gnews.pt 8 e 8.1

Artigo elaborado por André Brito

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.