Chrome Journeys: planeia a tua próxima viagem com o Google

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Nova funcionalidade Journeys no Google Chrome agrega todas as páginas obtidas na pesquisa sobre um tópico.

O recurso está agora a ser testado e é especialmente útil para quem está a planear uma viagem.

Funcionalidade Journeys do Google Chrome evita vasculhar o histórico de pesquisa

O novo recurso Journeys agrupa, de forma automática, todas as informações e sites encontrados na pesquisa de um tópico. Toda essa informação agrupada, num único local, pode depois ser consultada numa página do histórico do Chrome.

Na realidade, a nova funcionalidade Journey evita que vasculhes de alto a baixo o histórico das tuas pesquisas à procura de links específicos que consultaste durante a pesquisa de um tópico, sem saberes exatamente o dia ou a hora da consulta.

Este recurso pode ser especialmente útil para quem está a planear uma viagem e consulta dezenas – ou mesmo centenas – de sites com pontos de interesse turístico, locais a visitar, melhores restaurantes, etc.

De acordo com a Google, a funcionalidade Journeys permite não só fazer "um balanço da pesquisa", como também continuar "a explorar um determinado tópico".

O recurso Journeys está disponível para testes na versão Canary do Google Chrome, concebida exatamente para testar novas funcionalidades. Para fazer uso da mesma, basta abrir o histórico do Chrome e selecionar a nova opção Journeys.

Nova barra lateral facilita pesquisa e alternar entre links

Em simultâneo, o motor de pesquisa está também a preparar um novo recurso para facilitar a troca entre links encontrados durante uma pesquisa. Por outras palavras, quando um utilizador faz uma pesquisa e encontra um link relevante, esse link poderá ser aberto numa barra lateral, agora a ser desenvolvida, que permite ao utilizador ver os dois resultados, ao mesmo tempo.

Na prática, o utilizador deixa de ter necessidade de abrir um novo separador com o link relevante, podendo visualizá-lo na referida barra lateral que terá uma aparência semelhante à versão mobile do Google Chrome. Desta forma, o utilizador pode continuar na página principal de resultados de pesquisa, com um retângulo adicional que mostrará a informação do link relevante selecionado.

Esta é uma funcionalidade ainda a ser desenvolvida, mas em breve poderá aparecer para testes na versão Canary do Chrome.

Editores 4gnews recomendam:

  • YouTube: nova funcionalidade permite retomar vídeos parcialmente reproduzidos
  • Google mostra o smartphone Pixel 6 em vídeo, mas omite detalhe crucial
  • Usam a app Gmail no Android para enviar emails? Usem esta função!
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt