
A Google quer reinventar o Chrome e tornar o browser mais utilizado no mundo em algo muito mais útil. Para isso, acaba de anunciar um novo conjunto de funcionalidades suportadas por IA que farão dele um verdadeiro assistente pessoal.
Para isso, a empresa norte-americana irá integrar o poderoso modelo Gemini 3 diretamente no Chrome. O objetivo é que ele vá além das funções básicas de um navegador e transforme-se numa ferramenta que te ajudará a fazer mais com menos esforço.
Gemini estará sempre acessível num painel lateral
A principal mudança desta atualização para o Chrome será a presença constante do Gemini num painel lateral. Isto significa que a IA da Google estará sempre presente para te ajudar, sem necessidade de mudar de separador ou de janela.
Para isso, o Chrome passará a apresentar o símbolo da Gemini no canto superior direito. Ao carregar nesse símbolo, será aberto um novo painel lateral onde poderás interagir diretamente com o Gemini e solicitar qualquer coisa.
Edição de imagens descomplicada com o Nano Banana no Chrome
Outra novidade que merece destaque é a integração do modelo de geração de imagem Nano Banana diretamente no Chrome. Isto significa que poderás editar imagens de forma simples e rápida sem ter de sair do browser.
A Google deu um exemplo de uma imagem de uma sala de estar vazia que queremos ver preenchida com uma mobília contemporânea. Rapidamente o seu modelo de IA editou a imagem em causa com os parâmetros solicitados a apresentou o resultado no painel lateral.
Maior integração com as restantes aplicações Google
A Chrome passa também a estar mais conectado ao restante ecossistema de aplicações da empresa. Isto significa uma maior integração com o Gmail, Calendário ou Mapas, realizando diversas tarefas sem teres de deixar o Chrome ou mudar de separador.
Por exemplo, se estiveres a planear uma viagem, o Gemini irá procurar no teu email detalhes de eventos relevantes e procurar recomendações voos no Google Flights. Adicionalmente, ele poderá escrever emails para os teus colegas a informar da tua ausência.
Deixa que o Chrome faça coisas por ti
Outra novidade que prendeu a nossa atenção é o Auto Browse. Esta opção delega para o Chrome tarefas como procurar preços de hotéis, preenchimentos de formulários e outras tarefas semelhantes que podem ser mais aborrecidas.
Infelizmente, esta útil opção está apenas disponível para os subscritores dos planos AI Pro e AI Ultra nos EUA. Teremos de aguardar por um eventual alargamento deste útil auxiliar de tarefas.
Estas novidades anunciadas para o Chrome colocam o browser numa posição muito mais favorável para enfrentar a moda dos navegadores suportados por IA. É uma atualização extremamente necessária que estará disponível no Windows, macOS e Chromebook Plus.
