Chrome Canary no Android já tem grupos de tabs

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

A função de grupos de tabs ou separadores no Google Chrome tem sido falada nas últimas semanas. Parece que o Android já as recebeu na versão beta da app Chrome.

O Chrome Canary na versão PC já recebeu essa função e agora foi a vez do Android. O Canary é versão experimental do navegador mas a função de grupos de tabs não parece ainda estar a 100% funcional.

Como a maioria das novidades experimentais no Chrome Canary, vais necessitar de activá-la. Para activares tens de entrar no URL chrome://flags/#enable-tab-groups permitir os grupos de separadores.

Grupos de tabs é uma função bastante desejada pelos utilizadores

Para já, a única forma de activar a função é abrir um novo separador, tocar e manter o dedo no ícone do site em questão. Irás ver uma opção chamada 'Open in a new tab in group' que irá abrir um menu onde podes trocar entre tabs.

Para já, a função não é muito intuitiva nem sempre funciona, o que é normal dada a sua natureza experimental. No entanto, quando funciona podes trocar entre tabs e ver uma previsão das que estão abertas.

Isto é uma ferramenta importante principalmente para quem trabalha no computador e precisa de ter várias tabs abertas. Poder agrupar tabs de forma a ocupar menos espaço no ambiente de trabalho é extremamente útill.

É óbvio que devido à sua interface, essa função terá a sua utilidade reduzida no Android. Contudo, poderá provar-se bastante útil em tablets ou ecrãs maiores e certamente adiciona mais uma camada de multitasking.

Para já a funcionalidade no Chrome Canary para Android está ainda instável. Utilizadores relataram ter que forçar o fecho do Chrome para assumir a activação da função.

Seja como for, todas estas alterações deverão estar disponíveis nos próximos meses, quem sabe até coincidindo com o lançamento do Android Q.

Editores 4gnews recomendam:

  • Nova burla está a destruir os dados e bateria do teu Android
  • Câmara MIUI finalmente recebe integração do Google Lens
  • Google Chrome para Android ganha o modo "Lite". Aprende a ativar!

Fonte

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.