Chipolo tem a alternativa perfeita aos AirTag para iPhone e Android

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 3 min.

Graças a produtos como o Tile ou o AirTag, os utilizadores habituaram-se a colocar estes pequenos dispositivos acoplados a objetos importantes como a carteira ou as chaves, que não querem mesmo perder. E é nesse campo que se situa também a marca Chipolo.

Durante a edição 2023 da IFA encontrei por lá esta marca que se centra em dois produtos: o Chipolo ONE e o Chipolo CARD. Estes são tags que podes acoplar ao iPhone, mas também a um smartphone Android. Embora com algumas diferenças que devam ser notadas abaixo. Vamos conhecê-los melhor.

Chipolo

Chipolo ONE

O Chipolo ONE tem um formato circular, sendo perfeito para encontrar chaves ou malas perdidas em segundos. O facto de ter um pequeno orifício faz com que não precises de nada extra para o acoplar às tuas chaves.

Proporciona até 2 anos bateria com a pilha incluída, tem resistência IPX5, e toca até 120 dB (bem mais alto que uma AirTag). Está disponível em preto, branco, verde, amarelo, azul e vermelho. É compatível com Google Assistant e Amazon Alexa, mas não se fica por aí.

Chipolo One

A marca vende três versões: uma compatível com a app Chipolo, uma para Android e outra iPhone. Na versão para iPhone, este funciona como se uma AirTag se tratasse, associado à rede Encontrar (Find My). No Android, para já, funciona através da app da marca (necessitando da rede da mesma para ser encontrado). Mas em breve será também compatível a rede Google Find My Device

Seja com a rede Find My ou com a app Chipolo, o One pode ser ativado para tocar através da app, encontrar o objeto perdido com recurso à última localização ou ser alertado com quando deixares os teus objetos para trás. O preço começa nos 25 €.

Chipolo One

Chipolo CARD

O Chipolo CARD tem o formato fino de um cartão, e é perfeito para encontrar a tua carteira, bolsa de passaporte ou controlo remoto em segundos. Conseguimos colocá-lo facilmente numa carteira, e passa quase por um cartão normal.

Tem resistência IPX5, e promete até 1 ano de autonomia. Infelizmente a bateria não é substituível, mas a marca tem um plano de renovação, que te permite adquirir um novo por metade do preço se já fores cliente. Fornece toque para ser encontrado até 95 dB.

Chipolo One

Também neste modelo, a marca vende três versões: uma compatível com a app Chipolo, uma para Android e outra iPhone. Na versão para iPhone, este funciona se uma AirTag se tratasse, associado à rede Encontrar (Find My). No Android, para já, funciona através da app da marca (necessitando da rede da mesma para ser encontrado). Mas em breve será também compatível a rede Google Find My Device.

Tanto com a rede Find My ou com a app Chipolo, o Card pode ser ativado para tocar através da app, encontrar o objeto perdido com recurso à última localização ou ser alertado com quando deixares os teus objetos para trás. O preço começa nos 34 €.

Chipolo One

A minha opinião

Tive oportunidade de testar o One e o Card disponíveis para iPhone, e funcionam impecavelmente com a rede Find My da Apple. Para quem quer alternativas aos AirTags (até no formato de cartão), são produtos que deves seguramente considerar. Possuem toque para os encontrares bem mais alto que o do AirTag, o que é uma grande vantagem.

Para quem pretende usá-los só com a app Chipolo, serão ainda difíceis de aconselhar pois só terão uma localização atualizada se alguém com a app estiver por perto. Agora quando a versão para Android passar a funcionar, serão também um gadget obrigatório para quem usa esse sistema operativo.

Para saberes todos os detalhes sobre os produtos, consulta o site oficial da Chipolo.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.