China tem nova líder no mercado de smartphones e não é a OPPO ou Huawei

Rui Bacelar
Comentar

A China é o país mais populoso do mundo, sendo também o maior mercado mundial de smartphones e dispositivos móveis. É a nação que acolhe algumas das maiores fabricantes do mercado mobile e tem agora uma nova líder neste setor mobile.

Os dados são avançados pela agência de análise de mercado Counterpoint Research mostram-nos as alterações face ao relatório anterior que entregava o primeiro lugar à OPPO. Contudo, agora é a Vivo quem domina o gigantesco mercado da China.

A Vivo ascende ao primeiro lugar no mercado da China

Counterpoint Research
O barómetro mostra-nos agora a Vivo em 1.º lugar. Crédito: Counterpoint

O barómetro da Counterporint Research debruça-se sobre a 11.ª semana do ano - de 8 a 14 de março - aportando-se ao volume de vendas de smartphones na China. Durante este período a Vivo arrecadou 24% de quota de mercado e firmou o 1.º lugar.

Em segundo lugar ficou a OPPO, agora com 21% de quota de mercado, bem próxima da nova líder. Já em terceiro lugar, a Huawei arrecadou 15% de quota de mercado, mostrando uma tendência de estabilização abaixo de ambas as rivais.

Ainda de acordo com a Counterpoint o novo pico da Vivo deveu-se sobretudo ao lançamento no mercado de novos modelos económicos, os Vivo Y3 e Vivo S9. Para a agência de análise de mercado este foi o fator decisivo para a ultrapassagem.

A batalha pelo mercado chinês disputa-se entre a Vivo, OPPO e Huawei

A par dos novos modelos custo/benefício, a Counterpoint cita como fatores importantes para o sucesso da Vivo a aposta na quinta geração de redes móveis. Este esforço para trazer a conetividade 5G a mais dos seus produtos ajudou a empresa a triunfar.

Aponta-se também um portefólio sólido para a Vivo entre os fatores que abonaram as suas vendas. Com a gama NEX e X a situar-se no topo com os seus flagships, com modelos S e Y, bem como a sub-marca iQOO a encarregar-se dos telefones de gama média e de entrada.

São várias linhas de produtos, a maioria das quais já apresenta o suporte para a quinta geração de redes móveis (5G).

Vivo Takes Lead In China Smartphone Market for First Time (Counterpoint Research) #NewsPicks https://t.co/BT5TF3THwA

— kikidiary (@kikidiary) 15 de abril de 2021

Por fim, aponta-se a manutenção de um forte período para a OPPO, fabricante que destronou a Huawei no início de 2021 e deverá continuar a crescer. Por outro lado, a Huawei continua a atravessar um dos piores períodos neste mercado mobile fruto das sanções impostas pelos Estados Unidos da América.

Em síntese, seja a Vivo ou a OPPO, ambas as fabricantes estão a "roubar" a quota de mercado da Huawei. E, não nos esqueçamos da Xiaomi que, apesar de ter maior expressão fora da China, também tem reforçado a sua presença no respetivo mercado natal.

A China é atualmente "o mercado" a seguir, criando novas tendências e abrigando as principais marcas do setor.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.