
A fraca autonomia dos carros elétricos era um dos principais obstáculos para que mais pessoas optassem por este tipo de veículo ao invés dos a combustão. Este deixou de ser um problema, já que hoje em dia a maioria já oferece autonomia bastante aceitável.
No entanto, há quem tenha outro receio: os incêndios com as baterias, que são bastante difíceis de extinguir e podem ter consequências trágicas (e fatais).
Os incêndios em veículos elétricos continuam a ser um dos maiores desafios da mobilidade elétrica. Além de difíceis de extinguir, exigem enormes quantidades de água e podem causar danos irreversíveis tanto ao veículo como ao condutor
Como funciona esta nova 'engenhoca'?
Engenheiros chineses – quem mais?! – parecem empenhados em não deixar o assunto por mãos alheias. Nesse sentido, apresentaram nos últimos dias uma solução inédita e que já está a dar muito que falar.
Em parceria com o Centro Técnico e de Investigação de Reparação de Colisões de Veículos da China, foi criado um sistema capaz de ejetar a bateria de um carro elétrico em caso de avaria ou risco de incêndio.
O funcionamento é tão insólito quanto parece. A bateria é expulsa lateralmente do veículo, conforme é possível ver num vídeo de demonstração partilhado no X (antigo Twitter).
Apesar de poder parecer – à primeira vista – uma ideia inovadora, a verdade é que os especialistas alertam que a ejeção de uma bateria de iões de lítio pode provocar ainda mais riscos, desde ferimentos em peões até incêndios em veículos próximos.