A China continua o seu combate incansável contra o surto de Coronavírus, que continua a assolar o país. De acordo com a Reuters, a medida mais recente foi contratar dois dos maiores conglomerados chineses para criar um sistema nacional de identificação dos afetados por síntomas da doença.
São os conglomerados o Alibaba Holdings (proprietário do site Alibaba e outras empresas de comércio) e a Tencent Holdings. Esta última é proprietária parcial das maiores empresas de videojogos do mundo como a Epic Games, Riot Games e até mesmo a Ubisoft.
China vai utilizar um sistema elaborado para prevenir o Coronavírus
Através do sistema de pagamentos Alipay, a China vai enviar uma funcionalidade onde utilizadores são identificados por cores, após responder a um questionário de saúde. Dentro da app, utilizadores devem ler um código QR e responder ao questionário.
Dependendo das respostas, utilizadores serão classificados com 3 cores diferentes. Cidadãos identificados com cor verde podem viajar livremente dentro e fora do país. Cidadãos identificados com amarelo serão aconselhados a permanecer em quarentena durante sete dias.
Finalmente, vermelho irá exigir um período de 14 dias de quarentena (que corresponde ao período de incubação do Coronavírus) e que se mantenham ativos na app de chat, Alibaba, para que o seu estado de saúde possa ser monitorizado.
Esta não é a primeira medida distópica da China no combate ao vírus
Recentemente, as autoridades chinesas começaram a utilizar drones, na província de Wuhan, o epicentro do vírus. Os drones são utilizados para avisar os cidadãos que devem manter as máscaras de saúde colocadas. Alguns dos drones carregam também cartazes com códigos QR, para que os cidadãos chineses possam registar o seu estado de saúde.
Editores 4gnews recomendam:
- Coronavírus: implementação do 5G na China e Europa está em risco
- Coronavirus inspira empresa a criar máscaras compatíveis com o Face ID do iPhone
- Huawei já tem nova data para apresentar o seu próximo dobrável