China contra ataca e bane uso de tecnologia americana no governo

António Guimarães
Comentar

De acordo com o Financial Times, a China emitiu uma ordem que proíbe utilização de tecnologia americana em todas as instituições governamentais. Todos os funcionários do governo devem desfazer-se do seu hardware e software americano.

Visto que a guerra comercial entre os Estados Unidos e a China não parece ter fim, seria uma questão de tempo até à China responder com uma medida drástica do género. É de relembrar que os EUA é que começaram esta tendência ao banir equipamentos da Huawei do mercado por completo.

O Financial Times acrescenta ainda que a China vai passar os próximos dois anos numa fase de "transição tecnológica". O país vai começar a adotar soluções de hardware e software domésticas, em vez de confiar em tecnologia do estrangeiro.

Relações entre a China e empresas podem "azedar"

Ao banir tecnologia americana a nível governamental, a China está a entrar em conflito direto com a Microsoft e o Windows. Já em 2014, a China baniu o Windows 8 de ser instalado em todos os computadores do governo. Parece que a história se irá repetir pois se esta ordem avançar a 100%, o Windows 10 estará fora.

Outras empresas como a HP e Apple poderão ter dificuldades com esta nova decisão. A Apple pode testemunhar a sua situação com a China reverter para um espectro negativo. A empresa da maçã está a conseguir recuperar vendas no mercado asiático graças aos iPhone 11.

Este banimento pode estragar tudo para a Apple. Só o tempo mostrará as verdadeiras consequências desta ordem. Até porque considerando que um pedaço de tecnologia pode conter peças de vários países, o que é que realmente constitui um produto americano ou doméstico?

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.