A Google acaba de anunciar o Android 12L, especificamente desenvolvimento para ecrãs maiores, para responder aos pedidos dos muitos utilizadores.
A nova interface de utilizador traz muitas novidades, onde se incluem uma barra de pesquisa e ativação automática das aplicações para modo de ecrã dividido.
Android 12L aproveita espaço extra dos ecrãs para melhorar a experiência de utilizador
Há muito tempo que os utilizadores de ecrãs maiores, como tablets, pediam à Google que o sistema operativo Android tivesse uma versão que se adaptasse a um maior número de polegadas. E eis que a Google responde aos pedidos com o novo Android 12L.
O anúncio foi feito pela própria Google, no seu blog, que adianta que o Android 12L estará disponível no início do próximo ano e que o primeiro equipamento a tê-lo será o Lenovo Tab P12 Pro. O sistema operativo foi especialmente concebido para melhorar a experiência de utilizador em tablets, equipamentos ChromeOS e smartphones dobráveis.
De acordo com a gigante tecnológica, o novo Android 12L aproveita o espaço extra dos ecrãs maiores para melhorar a experiência do utilizador. Nesse sentido, inclui uma nova barra de tarefas que permite alternar, de forma instântanea, entre as aplicações mais utilizadas. A partir de agora, os utilizadores apenas têm de arrastar e soltar a aplicação da barra de tarefas para esta ser lançada em modo de ecrã dividido.
Android 12L: aplicações entram automaticamente em modo de ecrã dividido
Esclarece a Google que "para melhorar a experiência de ecrã dividido no Android 12L, estamos a capacitar todas as aplicações para entrarem de forma automática em modo de ecrã dividido, independentemente de estas serem redimensionáveis".
Mas há mais novidades. O Android 12L inclui uma barra de pesquisa do Google no topo, um ecrã de bloqueio de duas colunas, uma interface de painel duplo para o menu de configurações e uma interface renovada que mostra a aplicação atual em modo ecrã quase total, enquanto as outras aplicações estão com dimensões mais reduzidas. Tudo para melhorar a experiência para os utilizadores de ecrãs maiores.
A Google não se esqueceu dos programadores e, por isso, o Android 12L traz consigo um conjunto de novas APIs, onde se inclui uma em específico que torna as aplicações "sensíveis" à dobradiça dos smartphones dobráveis. A gigante tecnológica está também a pedir aos fabricantes de aplicações que criem conteúdos para o Android 12L, tendo em conta os vários tamanhos de ecrãs disponíveis.
Editores 4gnews recomendam:
- Adobe anuncia Photoshop e Illustrator em versão web. Mas há um senão
- Em breve, o Twitter vai ter novidades úteis para os seus utilizadores
- Mudar de iPhone para Android nunca foi tão fácil com estas novidades