
A OpenAI lançou uma nova versão do ChatGPT Imagens, que promete otimizar a geração da plataforma, criando imagens ainda mais precisas e até 4 vezes mais rápidas. A atualização começou a ser disponibilizada globalmente esta terça-feira (16) para todos os utilizadores do ChatGPT, com o novo modelo identificado como GPT Image 1.5.
“Agora, seja a criar algo do zero ou a editar uma fotografia, vais obter o resultado desejado. A ferramenta realiza edições precisas, mantendo os detalhes intactos, e gera imagens até 4 vezes mais rápido.”
- OpenAI em comunicado.
Edições mais avançadas e precisas
De acordo com a publicação no blog, a OpenAI afirma que a ferramenta consegue editar imagens carregadas pelo utilizador, permitindo alterar elementos como iluminação, composição, aparência das pessoas e muito mais. Desta forma, passa a ser possível mudar penteados, aplicar filtros estilísticos e adicionar ou remover elementos, tudo mantendo a essência da imagem original.

Melhor renderização de textos e layouts
A empresa destaca ainda que o ChatGPT Imagens melhorou significativamente a sua capacidade de adicionar e alterar textos e layouts. No que diz respeito à renderização de texto — um dos pontos fracos de muitos modelos de geração de imagens por IA — a OpenAI afirma que esta foi aprimorada, permitindo gerar textos mais densos e de menor dimensão.
Com isso, os tradicionais borrões de letras comuns em imagens geradas por IA tendem a ser reduzidos, dando lugar a conteúdos mais completos, com palavras e números legíveis.

Mais realismo nas proporções
Outra melhoria visível nas imagens comparativas entre a versão antiga e a nova do Imagens é a capacidade de criar ilustrações com dimensões mais precisas de pessoas e objetos, o que garante maior realismo nos conteúdos gerados.

Nova aba dedicada ao gerador de imagens
Para além das melhorias técnicas, a OpenAI lançou uma nova aba no ChatGPT dedicada ao gerador de imagens, que inclui estilos prontos e sugestões de criação, como “criar um cartão de imagens”, “capa de álbum”, “restaurar fotografia antiga”, entre outras opções. Ao descer a página, também é possível encontrar todas as imagens geradas ou editadas pelo chatbot.

Apesar do salto de desempenho, a OpenAI reconhece que os resultados ainda não são perfeitos e que existe “muito espaço para melhorias” em futuras atualizações.
A chegada desta atualização acontece meses depois de o Nano Banana Pro, ferramenta de geração de imagens do Gemini, se ter popularizado na internet com resultados surpreendentes, incluindo imagens de estúdio ultrarrealistas. Com o sucesso do modelo, a Adobe integrou rapidamente o Nano Banana Pro nos seus softwares Photoshop e Firefly. Vale lembrar que a empresa também anunciou recentemente uma integração das suas plataformas com o ChatGPT.
