Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

ChatGPT prepara mudança que vai irritar milhões de utilizadores

Código da app do ChatGPT para Android menciona “recurso de anúncios”, “search ads” e até carrosséis promocionais.

ChatGPT
(Imagem: William Schendes/ 4gnews)

A OpenAI pode estar prestes a dar um dos passos mais delicados desde o lançamento do ChatGPT. Uma nova fuga de informação indica que a empresa está a testar a exibição de anúncios dentro do chatbot.

A descoberta foi feita por @btibor91 ao analisar a versão mais recente da aplicação do ChatGPT para Android, onde encontrou referências explícitas a um “recurso de anúncios”, “conteúdo de bazar”, “anúncio de pesquisa” e até um “carrossel de anúncios de pesquisa” (via TechRadar).

ChatGPT Android app 1.2025.329 beta includes new references to an "ads feature" with "bazaar content", "search ad" and "search ads carousel" pic.twitter.com/BdHOJIQHmA

— Tibor Blaho (@btibor91) 29 de novembro de 2025

O código não deixa margem para dúvidas: a OpenAI está a preparar-se para introduzir publicidade na plataforma, algo que certamente irá causar descontentamento entre muitos utilizadores.

O que ainda não está claro é como estes anúncios serão integrados nas conversas e se os assinantes pagos serão poupados a eles.

OpenAI já reconhecia a possibilidade

Em agosto deste ano, numa entrevista ao The Verge, Nick Turley, diretor do ChatGPT, foi questionado diretamente sobre a presença de anúncios no futuro. Embora evasivo, admitiu que a empresa poderá recorrer a “formas indiretas de monetização” em mercados onde os utilizadores não estejam dispostos a pagar:

“Talvez exista um certo mercado onde as pessoas não estejam dispostas a pagar-nos, mas nós queremos oferecer o melhor, o mais recente e o melhor. Talvez esse seja um caso para considerarmos outras formas indiretas de monetização.”

Ainda de acordo com o TechRadar, Turley reforçou na época que qualquer implementação teria de ser feita “muito, muito cuidadosa e deliberadamente”, para não comprometer aquilo que considera ser a essência do ChatGPT: a ausência de influências externas nas respostas.

Altman também não descartou a ideia

Como recorda o Engadget, Sam Altman, CEO da OpenAI, afirmou durante um evento na Harvard Business School que a combinação entre anúncios e IA seria algo “singularmente perturbador”. No entanto, deixou claro que não é totalmente contra a ideia.

No episódio inaugural do podcast oficial da OpenAI, Altman reforçou que a empresa não se opõe à inclusão de anúncios, mas ainda não decidiu qual será o formato ou o modelo de implementação.

ASUS Vivobook Go 15 E1504FA-BQ2651
ASUS Vivobook Go 15 E1504FA-BQ265115,6" Full HD, AMD Ryzen 5, 16GB RAM, 512GB SSD, Radeon 610M, sem OS
Oferta por tempo limitado
369,00 €amazon
449,00 €-18%
Logo 4gnews
Estamos a recrutar! Editor e Reviewer de Produtos Tech
Candidata-te agora
 William Schendes
William Schendes
Jornalista e criador de conteúdos, escreve sobre tecnologia, videojogos e cibersegurança desde 2022. No 4gnews, escreve sobre as novidades do mundo tech, mas anteriormente já produziu de tudo um pouco: reviews, reportagens, artigos especiais e tutoriais.