Enquanto várias gigantes da tecnologia trabalham para desenvolver os chatbots de Inteligência Artificial (IA) para competir com o ChatGPT, a plataforma de IA da OpenAI segue a dar passos significativos para se destacar. E agora, o ChatGPT ganhou voz.
O novo recurso anunciado deu ao chatbot de IA a capacidade de interagir com os utilizadores por meio de voz e áudio. Isso significa que, mais do que nunca, o ChatGPT já figura como um concorrente direto dos assistentes de voz como Siri, Alexa e Google.
Para tornar o ChatGPT ainda mais acessível a todos
Anteriormente, por meio da aplicação do ChatGPT, já era possível fazer uma pergunta com mensagem de voz. Entretanto, o chatbot respondia em texto. No anúncio do novo recurso, a OpenAI destacou que adicionar voz ao ChatGPT é uma forma fundamental de fazer com que mais pessoas interajam e usem a ferramenta.
Para deixar a experiência ainda mais personalizada, o chatbot já disponibiliza cinco "personas", para o utilizador decidir com qual se sente mais à vontade para "conversar". Os tons e os estilos das vozes são mais coloquiais e menos robóticos, se comparados aos outros assistentes de voz.
Tudo isso faz parte do objetivo da OpenAI de aproximar-se do que utilizadores buscam em diferentes contextos. “Esse é o nosso desafio aqui. Um dos trabalhos mais difíceis é usar essa tecnologia incrível e traduzi-la na simplicidade que os próximos 300 a 400 milhões de pessoas procuram”, explicou Peter Deng, vice-presidente de produtos de consumo da OpenAI, em entrevista.
Outro recurso anunciado pela OpenAI possibilita que o utilizador faça upload de imagens para ilustrar uma pergunta. Com isso é possível, por exemplo, enviar uma foto de algumas roupas e pedir dicas de combinações. Ou talvez uma imagem do seu frigorífico para solicitar ajuda com ideias sobre receitas.
Tecnologia de "grande modelo de linguagem" dos chatbots amplia recursos de assistentes de voz
De acordo com especialistas, a tecnologia do “grande modelo de linguagem” por trás dos chatbots abre a possibilidade de que os assistentes de voz tornem-se cada vez menos "mecânicos".
Alguns pesquisadores já alertam que as conversas mais longas e naturais dos novos IAs provavelmente estimularão uma antropomorfização dos chatbots por parte dos utilizadores. Ou seja, cada vez mais trataremos os chatbots como pessoas.
As novas personas do ChatGPT chamam-se Sky, Ember, Breeze, Juniper e Cove. Cada uma delas tem um tom e um sotaque específico. O alerta aponta para o cuidado com as respostas da IA. Enquanto essa humanização da tecnologia pode passar uma sensação de segurança, as empresas desenvolvedoras ainda estão a trabalhar para garantir que todas as respostas da sejam corretas.
De acordo com Deng, executivo da OpenAI, as vozes foram projetadas para uma conversa mais fluida, enquanto o ChatGPT já consegue compreender perguntas mesmo sem serem perfeitamente formuladas. “Com esse recurso, podes simplesmente conversar. Os meus filhos agora solicitam histórias para dormir do ChatGPT”,contou Deng.
A OpenAI ainda destacou os novos recursos de voz e imagem passaram por testes com sistemas de proteções. Segundo a pesquisadora de políticas da OpenAI, Sandhini Agarwal, a partir disso, o bot vai identificar situações delicadas e responder certos tópicos com a sugestão para o utilizador buscar ajuda profissional.
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