Nos últimos anos, a Netflix tem vindo a investir cada vez mais em transmissões desportivas, e agora poderá dar um passo inédito no futebol europeu. Segundo um relatório do The Times, a plataforma de streaming pode adquirir os direitos globais para transmitir um jogo por jornada da UEFA Champions League, como parte da reformulação dos acordos de transmissão da UEFA a partir da temporada 2027–28.
A iniciativa integra uma estratégia conjunta da UEFA e da European Club Association (EFC) para modernizar a venda dos direitos de media e atrair gigantes do streaming, com a expectativa de gerar pelo menos 5 mil milhões de euros por ano.
Se o acordo avançar, a Netflix juntar-se-á a empresas como a Amazon — que já transmite um jogo por jornada da Champions no Reino Unido, Alemanha e Itália — e a Apple, que detém os direitos globais da Major League Soccer (MLS).
Modelo de transmissão global
O modelo proposto prevê que a vencedora dos direitos globais possa escolher os jogos das terças-feiras, mas com limite no número de partidas de um mesmo clube. Isso significa que, por exemplo, a plataforma não poderia transmitir o Real Madrid em todas as jornadas, garantindo assim maior equilíbrio entre as transmissões.
Netflix reforça aposta no desporto
Apesar de ainda não ter uma presença consolidada nas transmissões desportivas em direto, a Netflix tem experimentado o formato com resultados impressionantes. A plataforma transmitiu um jogo da NFL no Natal e a luta entre Mike Tyson e Jake Paul, que alcançou um pico de 65 milhões de visualizações.
Além disso, a empresa já garantiu os direitos nos Estados Unidos da Copa do Mundo Feminina da FIFA de 2027 e 2031, um sinal claro de que as transmissões desportivas poderão tornar-se uma nova aposta estratégica da gigante do streaming nos próximos anos.