As chamadas de spam voltaram em força no início do ano e se andas a ser constantemente importunado, fica a saber que não estás sozinho.
Nos últimos tempos, este tipo de scam cresceu de forma preocupante e está cada vez mais sofisticado, sendo que a inteligência artificial já começou a ser usada para enganar as vítimas.
Perante este cenário, o que podes realmente fazer para te proteger? A resposta é simples, mas igualmente eficaz: não atender chamadas de números desconhecidos, explica o CNET. Além disso, há ainda quem defenda que nunca se deve desligar este tipo de chamadas.
Afinal, o que se deve fazer?
Sempre que atendes uma chamada suspeita, mesmo que seja apenas para dizer "olá", estás a confirmar que o número está ativo e que existe uma pessoa real do outro lado. Esse simples gesto pode levar o teu contacto a ser partilhado ou vendido, aumentando ainda mais o número de chamadas indesejadas.
A melhor estratégia é deixar o telefone tocar e permitir que a chamada seja encaminhada para o correio de voz. Se for algo mesmo importante, a pessoa irá mensagem, seja SMS ou no WhatsApp. Os smartphones atuais oferecem ainda ferramentas úteis.
No iPhone, podes ativar a opção Silenciar Desconhecidos, que envia automaticamente para o voicemail todas as chamadas fora dos teus contactos. No Android, existem funções como Filtrar chamadas de spam ou Triagem de chamadas, dependendo do modelo.
As aplicações que deves conhecer
Desde logo, podes recorrer à Lista de Oposição, que permite excluir números de campanhas publicitárias e dá às empresas em questão 60 dias para retirarem o teu número de telemóvel da lista de telemarketing.
Outra opção que deves ponderar são os bloqueadores de chamadas. Neste caso, aplicações como Hiya e Truecaller permitem identificar e bloquear chamadas suspeitas em tempo real.