CEO do Facebook revela dados privados de utilizadores a amigos

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

De acordo com uma fuga de informação, Mark Zuckerberg voltou a fazer das suas. Desta vez, parece que o CEO andou a partilhar dados de utilizadores com programadores amigos.

Zuckerberg supostamente utilizou os dados como recompensa para empresas e programadores de terceiros. Estes mantinham boas relações com o Facebook ou investiram pesadamente em anúncios.

Assim sendo, como recompensa, receberam dados de vários utilizadores, um recurso bastante precioso para qualquer empresa. Os dados podem ser utilizados para estatísticas, marketing e desenvolvimento de anúncios.

Aparentemente, essas empresas também foram incentivadas a partilhar os seus dados no Facebook. Empresas que não o fizessem eram rejeitas ou o seu acesso negado por completo.

Zuckerberg voltou a fazer das suas com os dados dos utilizadores

Estes métodos ajudaram o Facebook a chegar à posição onde está hoje. A maior rede social do mundo parece ter beneficiado bastante destes métodos entre 2011 e 2015, de acordo com a fuga.

Os documentos incluem e-mails, apresentações, reuniões e conversas internas dentro da empresa. Foram cerca de 4,000 páginas partilhadas com meios de comunicação como NBC News, Computer Weekly e outras.

O Facebook não respondeu de imediato mas o seu vice presidente Paul Grewal afirmou que "os documentos apenas contam um lado da histórias e omitem contexto importante".

Adicionalmente, o vice-presidente ainda disse que o Facebook irá manter as mudanças que efetuou em 2014/2015 para impedir as pessoas de partilhar informações dos amigos com programadores.

"Nós nunca vendemos informações de utilizadores" - Paul Grewal. Podem não ter vendido informações mas pelos vistos cederem-nas em troca de favores por outras empresas, o que não é justificável de todo.

O Facebook não fundamentou a sua afirmação sobre os documentos serem tendenciosos. Em todo o caso este é mais um escândalo para a colecção do jovem CEO, famoso por ficar nervoso em entrevistas.

Editores 4gnews recomendam:

  • Huawei nega qualquer parceira com a Apple!
  • NOS antecipa-se à MEO e Vodafone a disponibilizar o eSIM
  • Cuidado! Amazon está a ser inundada com reviews falsas

Fonte

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.