CEO do Facebook revela dados privados de utilizadores a amigos

António Guimarães

De acordo com uma fuga de informação, Mark Zuckerberg voltou a fazer das suas. Desta vez, parece que o CEO andou a partilhar dados de utilizadores com programadores amigos.

Zuckerberg supostamente utilizou os dados como recompensa para empresas e programadores de terceiros. Estes mantinham boas relações com o Facebook ou investiram pesadamente em anúncios.

zuckerberg

Assim sendo, como recompensa, receberam dados de vários utilizadores, um recurso bastante precioso para qualquer empresa. Os dados podem ser utilizados para estatísticas, marketing e desenvolvimento de anúncios.

Aparentemente, essas empresas também foram incentivadas a partilhar os seus dados no Facebook. Empresas que não o fizessem eram rejeitas ou o seu acesso negado por completo.

Zuckerberg voltou a fazer das suas com os dados dos utilizadores

Estes métodos ajudaram o Facebook a chegar à posição onde está hoje. A maior rede social do mundo parece ter beneficiado bastante destes métodos entre 2011 e 2015, de acordo com a fuga.

Os documentos incluem e-mails, apresentações, reuniões e conversas internas dentro da empresa. Foram cerca de 4,000 páginas partilhadas com meios de comunicação como NBC News, Computer Weekly e outras.

O Facebook não respondeu de imediato mas o seu vice presidente Paul Grewal afirmou que "os documentos apenas contam um lado da histórias e omitem contexto importante".

mark

Adicionalmente, o vice-presidente ainda disse que o Facebook irá manter as mudanças que efetuou em 2014/2015 para impedir as pessoas de partilhar informações dos amigos com programadores.

"Nós nunca vendemos informações de utilizadores" - Paul Grewal. Podem não ter vendido informações mas pelos vistos cederem-nas em troca de favores por outras empresas, o que não é justificável de todo.

O Facebook não fundamentou a sua afirmação sobre os documentos serem tendenciosos. Em todo o caso este é mais um escândalo para a colecção do jovem CEO, famoso por ficar nervoso em entrevistas.

Editores 4gnews recomendam:

Fonte

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.