George Zhao, o CEO da Honor, deixou cair uma verdadeira bomba numa recente entrevista ao criticar a Apple e o seu mais recente lançamento, o iPhone 15. Segundo o executivo, melhorar o desempenho e a qualidade da câmara já não é suficiente.
"Quando toda a gente já espera isso antes do lançamento, sentimo-nos um pouco desapontados", afirmou Zhao ao MyDrivers. Estas declarações sugerem que, embora o iPhone 15 vá, muito provavelmente, gozar de boas vendas, falta-lhe inovação.
Ausência de um smartphone dobrável é crítica à Apple
Um dos pontos fracos onde a Apple parece estar a falhar, segundo o executivo da Honor, é no formato. Zhao aponta que a Apple ainda só vende smartphones em formato tradicional, enquanto a concorrência já avançou para várias gerações de telefones dobráveis com grandes melhorias ao longo dos últimos anos.
Entre esses concorrentes, está a própria Honor, que se prepara para lançar o seu novo smartphone dobrável, o Honor V Purse, amanhã na China. Recorde-se que o conceito foi recentemente apresentado na IFA 2023, em Berlim, altura em que a marca apresentou também o Honor Magic V2 na Europa.
O design peculiar do Honor V Purse pode parecer mais um truque para atrair atenção, mas o verdadeiro valor deste dispositivo deve-se a ser um dos raros dobráveis que se fecha para fora (um conceito anteriormente experimentado também pela Huawei) e tem apenas 9mm de espessura quando fechado.
iPhone dobrável ainda é uma miragem
Existem rumores de que a Apple está a trabalhar em protótipos dobráveis, mas até agora nada está perto de um design final. As informações mais recentes sugerem que poderemos ver um computador portátil dobrável (só ecrã) da Apple a chegar ao mercado em 2025, pelo menos, com um lançamento no ano seguinte. Também se fala em iPhones e iPads dobráveis, mas esses parecem estar ser ainda uma miragem.
Não é só a Honor que se está a posicionar à frente da Apple no que toca a inovação neste campo. A Samsung também tem feito um bom avanço dos seus dispositivos dobráveis para mostrar que está à frente da gigante de Cupertino.
Quanto ao verdadeiro foco da Apple, parece estar na AR/VR como o próximo grande passo na tecnologia de consumo, com o iPhone 15 Pro a suportar vídeo espacial, a questão permanece: será suficiente para manter a Apple à tona?
Numa altura em que a concorrência não só apanhou como, em alguns casos, até ultrapassou a Apple em termos de inovação, as palavras de George Zhao têm um peso particular. Estas críticas surgem num momento crítico, especialmente porque são feitas na véspera do lançamento do Honor V Purse.
A Honor e outras marcas Android estão a elevar a fasquia em termos de design e funcionalidade, e a Apple terá de responder à altura se quiser manter o seu estatuto como líder da indústria.
Editores 4gnews recomendam: