Cavalo de Troia esconde-se dentro do Android desde 2015! Entende

António Guimarães
Comentar

Conforme revela um relatório de pesquisa da empresa de cibersegurança Dr. Web, existe um cavalo de Troia presente no sistema operativo Android desde 2015. O malware chama-se Xiny e é extremamente difícil de remover após entrar nos equipamentos.

O malware tornou-se mais notória em 2016, quando a Dr Web o encontrou sob o nome Android.Xiny.5260 em milhares de dispositivos Android. Os investigadores fizeram todo o tipo de tentativas para remover o malware mas não conseguiram eliminá-lo por completo.

cavalo de troia

Quem está vulnerável ao malware?

De acordo com a Dr Web, o malware ainda está ativo mas felizmente só afeta telemóveis com Android 5.1 ou versões anteriores. É muito provável que tenhas um equipamento com Android posterior e caso tenhas, considera-te a salvo deste malware.

No entanto, por incrível que pareça, 25% dos telemóveis Android ainda estão vulneráveis, totalizando 500 milhões de dispositivos. De acordo com os números mais recentes, o Android 5 está presente em 13,70% dos equipamentos. Por sua vez, o Android 4 está presente em 12,40%.

O que faz o malware Xiny ao dispositivo?

A Dr Web avança que o malware Xiny está escondido em aplicações de terceiros ou mesmo em algumas da Google Play Store, passando pelo Google Play Protect. Assim que invade o telemóvel, o Xiny começa a instalar várias aplicações.

Esta é uma forma de gerar receitas a programadores e aumentar artificialmente o número de instalações das suas apps. O que diferencia o Xiny de outros malwares similares é que mesmo apagando os ficheiros e repondo os dados de fábrica, ele mantém-se ativo na memória do telemóvel.

Assim sendo, a única forma de remover o Xiny, de acordo com o Dr Web, é instalar uma ROM de raíz no telemóvel. Este é um procedimento que requer ainda alguns conhecimentos sendo que não deve ser feito por qualquer utilizador.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.