Cavalo de Troia esconde-se dentro do Android desde 2015! Entende

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Conforme revela um relatório de pesquisa da empresa de cibersegurança Dr. Web, existe um cavalo de Troia presente no sistema operativo Android desde 2015. O malware chama-se Xiny e é extremamente difícil de remover após entrar nos equipamentos.

O malware tornou-se mais notória em 2016, quando a Dr Web o encontrou sob o nome Android.Xiny.5260 em milhares de dispositivos Android. Os investigadores fizeram todo o tipo de tentativas para remover o malware mas não conseguiram eliminá-lo por completo.

Quem está vulnerável ao malware?

De acordo com a Dr Web, o malware ainda está ativo mas felizmente só afeta telemóveis com Android 5.1 ou versões anteriores. É muito provável que tenhas um equipamento com Android posterior e caso tenhas, considera-te a salvo deste malware.

No entanto, por incrível que pareça, 25% dos telemóveis Android ainda estão vulneráveis, totalizando 500 milhões de dispositivos. De acordo com os números mais recentes, o Android 5 está presente em 13,70% dos equipamentos. Por sua vez, o Android 4 está presente em 12,40%.

O que faz o malware Xiny ao dispositivo?

A Dr Web avança que o malware Xiny está escondido em aplicações de terceiros ou mesmo em algumas da Google Play Store, passando pelo Google Play Protect. Assim que invade o telemóvel, o Xiny começa a instalar várias aplicações.

Esta é uma forma de gerar receitas a programadores e aumentar artificialmente o número de instalações das suas apps. O que diferencia o Xiny de outros malwares similares é que mesmo apagando os ficheiros e repondo os dados de fábrica, ele mantém-se ativo na memória do telemóvel.

Assim sendo, a única forma de remover o Xiny, de acordo com o Dr Web, é instalar uma ROM de raíz no telemóvel. Este é um procedimento que requer ainda alguns conhecimentos sendo que não deve ser feito por qualquer utilizador.

Editores 4gnews recomendam:

  • Nações Unidas proíbem todos os oficiais de utilizar o WhatsApp por falta de segurança!
  • Apple perde terreno nas marcas mais valiosas de 2020. Conhece o top 10
  • Google I/O já tem datas. Eis o que esperar do evento
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.