A id.gov.pt é a aplicação oficial do Estado que te permite guardar e consultar o teu Cartão de Cidadão e Carta de Condução. Disponível para Android e iOS, esta pretende não só a consulta e armazenamento dos documentos, mas também a sua autenticação através de QR Code.
A ideia é que esta app tenha o mesmo efeito legal do Cartão de cidadão ou da Carta de Condução. A AMA (Agência para a Modernização Administrativa) garante que esta pode ser usada como substituta dos documentos. No entanto, tanto a GNR como a PSP não a estão a aceitar como forma legal nas suas fiscalizações. Segue o nosso guia passo-a-passo para usares a app.
Precisas da chave móvel digital ou de um leitor de cartões para o registo
Deves ter em atenção que para poderes iniciar o processo precisas da Chave Móvel Digital. Esta é a forma de autenticação que o Estado terá para garantir que és tu quem está a usar a aplicação. Se ainda não a tens, deves pedi-la numa loja do cidadão, ou no site autenticação.gov.pt. Caso tenhas um leitor de cartões de identificação em casa, e o PIN de autenticação do teu Cartão de Cidadão, podes fazê-lo online neste mesmo site.
1. Descarregar a aplicação
As aplicações encontram-se disponíveis tanto para dispositivos Android como iOS. Em baixo deixamos-te os links para ambas as lojas.
2. Insere o código de acesso
Depois de instalada a app, vais ter de inserir um código de acesso que será usado sempre que quiseres aceder à aplicação. Caso queiras agilizar o processo, podes usar a tua impressão digital. No entanto, nosso teste, esta não se encontrava a funcionar.
3. Adiciona os cartões
A partir daí, podes começar a adicionar os teus cartões. As opções disponíveis são o Cartão de Cidadão, a Carta de Condução e o Cartão ADSE.
Para fazeres a autenticação, a forma mais fácil é usando a tua Chave Móvel Digital. Caso ainda não a tenhas, o pedido desta pode ser feito por qualquer cidadão, e no site autenticação.gov saberás todos os pormenores de como fazê-lo.
4. Autenticação
Se já tens Chave Móvel Digital, nesta fase introduzes o teu número de telemóvel e o PIN de acesso. Para que tudo seja validado, recebes um código por SMS que tens de introduzir de seguida.
5. Consulta os teus cartões
Depois de todo o processo concluído, os teus cartões ficam disponíveis para consulta. Na prática, este é um meio legal de, caso te esqueças da carteira em casa, andares com os teus documentos no smartphone. No entanto, tanto a PSP como a GNR ainda não olham para esta app como o substituto dos documentos físicos que ela pretende ser.
Feedback dos utilizadores é negativo
Olhando para o feedback dos utilizadores, o processo parece ser demorado, e alguns utilizadores queixam-se de que apenas conseguem aceder a um cartão. Ainda é algo que está a ser limado, pelo que mesmo que uses a aplicação, por enquanto é melhor que não te esqueças dos documentos físicos em casa.
Esta encontra-se com uma note 2.7 na Google Play Store, o que espelha as críticas negativas iniciais. Esta foi lançado oficialmente a 1 de janeiro de 2019, e é desenvolvida pela AMA (que desenvolveu o cartão de cidadão). Voltou à ribalta depois de uma reportagem da SIC, onde são mostradas as suas potencialidades.